Parintins (AM) – A cidade de Parintins recebeu, nesta quarta-feira (18/02), a terceira edição do mutirão de cirurgia de catarata, resultado de uma parceria entre o programa do Governo do Estado Opera+ Amazonas e o projeto Novo Olhar, liderado pelo deputado estadual Delegado Péricles. Nesta etapa, mais 140 pacientes serão atendidos, elevando para 430 o número total de procedimentos realizados nas três edições do mutirão na cidade.

As cirurgias, que ocorrem até a próxima segunda-feira (23/02), são viabilizadas por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Delegado Péricles e recursos diretos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, acompanhou o início dos trabalhos no ginásio do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gláucio Gonçalves, onde foi realizada a triagem pré-cirúrgica.

Os pacientes que passam pela triagem e são considerados aptos já têm a cirurgia agendada imediatamente. Os procedimentos cirúrgicos estão sendo realizados no Hospital Padre Colombo, unidade da rede estadual de saúde, através de um convênio entre a SES-AM e a Arquidiocese de Parintins.

“Nossa meta com o Opera+ Amazonas é ampliar acesso e reduzir o tempo de espera. A parceria com o projeto Novo Olhar tem nos ajudado a levar essa ampliação de acesso, que já acontece na capital, onde já não temos fila, também para os municípios, trazendo o interior, cada vez mais, para o protagonismo das ações de saúde”, afirmou a secretária Nayara Maksoud.

O deputado Péricles ressaltou a importância da iniciativa: “Ao devolver a visão, estamos mudando a vida das pessoas e de suas famílias, ajudando a oferecer dignidade, autonomia e qualidade de vida para todos que precisam desse apoio”.

O programa Opera + Amazonas tem como objetivo realizar 12 mil cirurgias oftalmológicas em todo o estado. A iniciativa faz parte da política de descentralização da saúde, fortalecendo a capacidade de atendimento regional e evitando que pacientes precisem se deslocar para Manaus.

Com informações da assessoria

Artigo anteriorCarnaval na Floresta 2026: rede de saúde de Manaus registra mais de 55 mil atendimentos
Próximo artigoAmazonas divulga resultado preliminar de processo seletivo para novo Hospital do Sangue