
O senador norte-americano Mike Lee renovou seus ataques contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e sugeriu incluí-lo na lista de sanções da Lei Magnitsky. A declaração ocorreu nesta sexta-feira (28/2).
Lee, que tem sido um crítico frequente de Moraes, afirmou em uma postagem no X que poderia indicar o ministro para a lista de figuras estrangeiras sujeitas a sanções econômicas, como o bloqueio de bens nos EUA. “Indico o Voldemort brasileiro para a lista da Lei Magnitsky. Quem está comigo?”, escreveu o senador, referindo-se ao vilão da série Harry Potter.
Moraes tem sido alvo de um crescente movimento contra ele por parlamentares dos EUA, especialmente após ser acusado de censura. Recentemente, avançou na Câmara dos EUA um projeto de lei, chamado “No Censors on our Shores Act” (Lei Sem Censores em Nossas Fronteiras), que visa proibir a entrada no país de autoridades estrangeiras responsáveis por atacar a liberdade de expressão. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL) tem sido um dos principais articuladores dessa ofensiva.
Além de Lee, o deputado republicano Rich McCormick também pediu que o presidente dos EUA, Donald Trump, punisse Moraes, acusando-o de “silenciar a oposição” no Brasil. O senador Lee revelou ainda que visitará o Brasil no final deste ano com uma comitiva do Senado dos EUA para questionar a atuação de Moraes e o suposto uso político do sistema judiciário brasileiro.


