Brasil – De autoria do deputado federal Filipe Barros (PL-SP), o pedido de impeachment contra o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, já possui 48 assinaturas (confira a lista ao final da reportagem).

Conforme Barros, ao todo, cerca de 75 parlamentares já o procuraram para assinar o documento, que está em fase final de elaboração.

A Oeste, o deputado disse que o pedido deve ser protocolado na quarta-feira 22. Até lá, Barros pretende angariar cem assinaturas. O pedido de impeachment foi motivado depois que o jornal O Estado de S. Paulo noticiou que dois assessores de Dino receberam Luciane Barbosa Farias, mulher do líder do Comando Vermelho no Amazonas, nas dependências do MJ, em 19 de março e 2 de maio deste ano.

Sendo em março, com Elias Vaz, secretário Nacional de Assuntos Legislativos de Flávio Dino; e, em maio, com Rafael Velasco Brandani, titular da Secretaria Nacional de Políticas Penais. O nome dela não consta na agenda do Ministério da Justiça, mas a pasta confirmou a presença dela nas reuniões.

Nas redes sociais, Barros argumentou que o ministro “atentou contra a segurança interna do país”. “Isso é causa expressa na lei para impeachment de ministro”, continuou. Luciane foi denunciada pelo Ministério Público como integrante da facção criminosa por crimes como por lavagem de dinheiro, associação para o tráfico e organização criminosa. A mulher foi condenada, mas recorre em liberdade.

No Ministério da Justiça, a mulher do líder do Comando Vermelho no Amazonas foi recebida como presidente de uma ONG de defesa dos direitos dos presos do Estado.

“Tio Patinhas” é um criminoso que chegou a figurar no topo da lista dos mais procurados da polícia do Amazonas. Ele foi preso em dezembro de 2022 e cumpre 31 anos no presídio de Tefé (AM).

Segundo o jornal, Luciane costuma circular por Brasília acompanhada da advogada Camila Guimarães de Lima e da a ex-deputada estadual pelo Psol Janira Rocha (RJ).

Em nota ao Estadão, o Ministério da Justiça disse que as reuniões foram solicitadas pela Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim), com a presença de várias advogadas, e que Luciane, mulher do líder do Comando Vermelho, “não foi a requerente da audiência, e sim uma entidade de advogados”.

Deputados que assinaram pedido de impeachment de Flávio Dino são de partidos da base do governo

Entre os parlamentares que assinaram o pedido de impeachment de Dino, estão 12 que são filiados a partidos que compõem a base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sendo: cinco do União Brasil; um do PSD; três do Republicanos; um do PP e dois do MDB. Juntas, as siglas possuem dez ministérios.

Além deste pedido de impeachment do ministro, o deputado federal é autor de outra solicitação para depor Dino.

Lista de deputados que assinaram o pedido de impeachment de Flávio Dino:

André Fernandes (PL-CE)
Sargento Gonçalves (PL-RN)
Gilvan da Federal (PL-ES)
Paulo Bilynskyj (PL-SP)
Sargento Fahur (PSD-PR)
Nikolas Ferreira (PL-MG)
Amalia Barros (PL-MT)
Carlos Jordy (PL-RJ)
Alberto Fraga (PL-DF)
Roberta Roma (PL-BA)
Gustavo Gayer (PL-GO)
Professor Paulo Fernando (Republicanos-DF)
Alfredo Gaspar (União-AL)
Ze Trovão (PL-SC)
Gilberto Silva (PL-PB)
Marcelo Moraes (PL-RS)
Julia Zanatta (PL-SC)
Dr. Frederico (Patriota-MG)
Giovani Cherini (PL-RS)
Sanderson (PL-RS)
Rosangela Moro (União-SP)
Zucco (Republicanos-RS)
Bibo Nunes (PL-RS)
Vermelho Maria (PL-PR)
Rodolfo Nogueira (PL-MS)
Messias Donato (Republicanos-ES)
Mauricio Marcon (Podemos-RS)
Carla Zambelli (PL-SP)
Zacharias Calil (União-GO)
Magda Moffato (Patriota-GO)
Ramagem (PL-RJ)
Pr Marco Feliciano (PL-SP)
Eli Borges (PL-TO)
Bia Kicis (PL-DF)
Filipe Martins (PL-TO)
Cel Chrisóstomo (PL-RO)
Coronel Telhada (PP-SP)
Marcel Van Rattem (Novo-RS)
Coronel Assis (UNIÃO-MT)
Delegado Palumbo (MDB-SC)
Rodrigo Valadares (UNIÃO-SE)
Pezenti (MDB-SC)
Junio Amaral (PL-MG)
Adriana Ventura (NOVO-SP)
Coronel Fernanda (PL-MT)
Mário Frias (PL-SP);
Eduardo Bolsonaro (PL-SP);
Abílio Brunini (PL-MT);

Fonte: Revista Oeste

Artigo anteriorArgentina precisa de presidente que respeite a democracia, diz Lula
Próximo artigoAna Hickmann informou que pedirá o divórcio, diz jornal