Manaus — O Café do Norte entrou na “lista negra” das 14 marcas de café torrado que foram desclassificadas e consideradas impróprias para o consumo, após o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) constatar matérias estranhas e impurezas ou elementos estranhos acima dos limites permitidos pela Portaria nº 570. O Mapa determinou que os produtos deverão ser recolhidos pelas empresas.

O alerta ocorre na Operação Valoriza, em todo o país, entre os dias 18 e 28 de março de 2024. Foram coletadas 168 amostras de café.

Os consumidores que caso tenham adquiridos esses produtos, o Mapa orienta que deixem de consumi-los e podem solicitar a substituição, conforme o Código de Defesa do Consumidor.

Caso encontrem alguma das marcas reprovadas sendo comercializadas, o ministério orienta que seja denunciado imediatamente pelo canal oficial Fala.BR.

As fiscalizações de café torrado e moído no mercado interno é realizada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária.

Veja a lista a seguir:

Artigo anteriorMarcelo Ramos apresenta ações para revitalizar e fomentar o comércio no Centro
Próximo artigoCaprichoso leva título de Campeão Sustentável com 1,3 tonelada de resíduos reciclados