
MANAUS – A mais recente pesquisa da Realtime Big Data no Amazonas confirma que o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL/AM) desponta como primeiro voto do eleitor para o Senado Federal e Professora Maria do Carmo no segundo turno para a disputa de governador.
O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 12 de dezembro de 2025, com 1.200 entrevistas em todo o Amazonas.
A Real Big Data tem confiabilidade de 95% com margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os números mostram que a direita amazonense, após o resultado nas eleições municipais de 2024, se consolidou como força politica, desmontando a tese de que o resultado eleitoral de Manaus teria sido um fato isolado.
Esses números, aliado ao fato de que a direita terá uma chapa extremamente competitiva também nos cargos proporcionais, indicam que a direita amazonense pode ter, além de majoritários eleitos, bancadas estaduais e federais expressivas.
No cenário estimulado para as duas vagas ao Senado, Capitão Alberto Neto aparece na liderança isolada, com 22% das intenções de voto, confirmando sua força eleitoral junto ao eleitorado amazonense.
Quando analisado o primeiro voto, o desempenho é ainda mais expressivo: Capitão Alberto Neto alcança 25%, consolidando-se como a escolha principal do eleitor, não apenas como alternativa, mas como preferência para representar o Amazonas no Senado Federal.
Está é segunda pesquisa que confirma o nome o parlamentar a frente para a vaga no Senado Federal. Capitão Alberto Neto surge como uma opção real de voto consciente, pelo enfrentamento ao sistema e por uma atuação firme no Congresso Nacional.
A pesquisa mostra que o deputado mantém desempenho consistente também no segundo voto com 19% da preferência do eleitorado, demonstrando capilaridade e confiança do eleitor.
No cenário estimulado para governo, a Professora Maria do Carmo vem apresentando crescimento constante, se consolidando no segundo turno da disputa, e mostrando que a direita amazonense será realidade no pleito de 2026.


