O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a cerimônia de sanção de leis sobre Educação e Meio Ambiente com a primeira-dama Janja Lula da Silva, ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos), Camilo Santana (Educação), Marina Silva (Leio Ambiente), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), no Palácio do Planalto . | Sérgio Lima/Poder360 17.jul.2024

Pesquisa Datafolha mostra que 36% dos brasileiros consideram que a atuação da primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, prejudica o governo. Apenas 14% veem suas ações como positivas para a administração federal, enquanto 40% acreditam que ela “nem ajuda nem atrapalha”. Outros 10% não souberam responder. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 136 municípios entre os dias 10 e 11 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Janja tem participado frequentemente de eventos oficiais e viagens internacionais ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apesar de não ocupar cargo público. Seu envolvimento tem causado desconforto entre diplomatas, ministros e aliados, que consideram seu protagonismo excessivo.

Um episódio recente gerou tensão durante a visita de Lula à China, no início de maio. Em um jantar, Janja pediu a palavra e questionou diretamente o presidente Xi Jinping sobre a regulação do TikTok, rede social chinesa, o que causou mal-estar na comitiva por quebrar protocolos diplomáticos.

Artigo anterior‘Falta vontade política’, diz Maria do Carmo sobre abandono do centro de Manaus durante audiência pública
Próximo artigoMP-DF denuncia Bruno Henrique por estelionato e fraude esportiva no Flamengo