
Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (13) pelo instituto Paraná Pesquisas mostrou que o ex-presidente Jair Bolsonaro lidera as intenções de voto para a eleição presidencial de 2026, superando o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cenários sem o empresário Pablo Marçal na disputa.
Sem Marçal, Bolsonaro aparece com 37,3%, contra 34,4% de Lula. Outros candidatos também foram avaliados, como o ex-governador Ciro Gomes, com 11,7%, e os governadores Ronaldo Caiado e Helder Barbalho, que registraram 5,4% e 1,4%, respectivamente.
Quando Marçal é incluído no cenário, o panorama muda, e Bolsonaro e Lula ficam praticamente empatados: o petista com 34% e o ex-presidente com 33,9%. Marçal alcança 6,1%, enquanto Ciro Gomes mantém 11,3%.
Cenários sem Jair Bolsonaro
A pesquisa também analisou dois cenários sem Jair Bolsonaro, sendo substituído pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ou pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Com Michelle na disputa, Lula lidera com 34,5%, enquanto a ex-primeira-dama obtém 20,7%. No cenário com Tarcísio, o presidente amplia sua vantagem, atingindo 35,2% contra 25,3% do governador paulista.
O levantamento ouviu 2.018 pessoas entre 7 e 10 de janeiro, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.


