
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém alta rejeição entre os brasileiros. Pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (1º) aponta que 51% da população desaprova a gestão petista, enquanto 44% aprovam, número ligeiramente superior aos 42% registrados em julho. Naquele mês, a desaprovação era de 53%.
O levantamento ouviu 2,5 mil pessoas em 178 municípios de todas as 27 unidades da Federação, entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
O instituto citou dois episódios recentes que impactaram a avaliação do governo: o anúncio de tarifas contra o Brasil feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, em setembro, por suposta tentativa de golpe de Estado.
Na avaliação geral da gestão, 43% dos entrevistados consideram o governo “ruim” ou “péssimo”, 32% o veem como “regular” e apenas 23% classificam como “bom” ou “ótimo”. Em julho, os números eram 41% de percepção negativa, 34% regular e 22% positiva. Apesar da leve melhora na aprovação, a rejeição permanece elevada, sendo a menor taxa desde janeiro.
A imagem pessoal de Lula também segue negativa: 43% o avaliam como “ruim” ou “péssimo”, alta de 2 pontos em relação ao levantamento anterior.