O Instituto Pontual realizou um estudo em Manaus com eleitores das 06 zonas da cidade. Foram aplicadas 2.505 entrevistas presenciais alcançando 1,96% de margem de erro, com intervalo de confiança de 95%.

PREFEITO ESTIMULADA

De acordo com os resultados do estudo, David Almeida lidera com 21,5% das intenções de votos se a eleição para prefeito de Manaus fosse hoje. Em segundo lugar, aparece José Ricardo com 12,7%. Segundo os dados, David Almeida e José Ricardo disputariam o 2º turno da eleição municipal.

Após os dois primeiros colocados, Marcelo Ramos e Marcos Rotta alcançam o 3º lugar, ambos com 7,1% das intenções de votos.

Luiz Castro obteve 6,6%, seguido por Delegado Pablo 4,5%. E por fim, Bosco Saraiva aparece com 2,8% e Chico Preto com 2,4%.

Do total da amostra, 26,4% do eleitorado participante da pesquisa, afirmaram que NÃO votaria em nenhuma dessas opções apresentadas no estudo.

Os 8,9% dos entrevistados afirmaram NÃO SABER RESPONDER sobre seu voto para o próximo prefeito de Manaus, sendo incluídos como indecisos.

2º OPÇÃO DE VOTO

Quando questionados qual seria sua 2º opção de voto para prefeito de Manaus, os eleitores da pesquisa, 11,7%, afirmaram que votariam em José Ricardo.

David Almeida que lidera a pesquisa desce para 2º colocado com 10,4% da preferência do eleitorado.

Marcelo Ramos se posiciona em 3º lugar como 2º opção de voto, com 7,4%.

REJEIÇÃO

Neste estudo pesquisamos sobre quais candidatos os eleitores NÃO votariam de jeito nenhum, ou seja, quem eles rejeitariam.

Bosco Saraiva lidera com 17,0%, seguido por Marcos Rotta com 13,0% e logo atrás Marcelo Ramos com 9,7% de rejeição. Esses dados são resultantes da rejeição apontada pelos eleitores após visualizar o disco com fotos dos candidatos apresentados na pesquisa.

APOIOS DE LIDERANÇAS POLÍTICAS

Neste estudo da Pontual os eleitores participantes foram questionados sobre a sua decisão de votar, em candidatos apoiados pelas seguintes lideranças políticas no Amazonas: Omar Aziz, Eduardo Braga, Arthur Neto e Wilson Lima, por fim, foi testada a influência do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Quando o eleitor foi questionado se ele votaria em um candidato apoiado por Omar Aziz, 72,8% do total da amostra, responderam NÃO, resultando que não votariam nesse candidato.

A mesma pergunta foi direcionada sobre o apoio de Arthur Neto, sendo assim, 71,5% dos respondentes afirmaram que NÃO votariam no candidato de Arthur Neto.

Eduardo Braga teve o desempenho semelhante de Omar Aziz e Arthur Neto. Do total de 100% de eleitores, 74,8% afirmaram que não votariam em um candidato apoiado por Braga.

O atual governador do Amazonas alcançou o segundo melhor desempenho, pois 38,7% responderam que votariam em um candidato indicado por ele. No entanto, 49,3% afirmaram que NÃO votariam.

O presidente Jair Bolsonaro teve o melhor resultado, pois, 46,2% dos eleitores afirmaram que votariam em um candidato apoiado por Bolsonaro para disputa de prefeito de Manaus. Porém, 45,9% afirmaram que NÃO apoiariam um candidato para disputa municipal.

Confira os dados no relatório abaixo:


Artigo anteriorAção emergencial na avenida Constantino Nery é concluída
Próximo artigoSeas realiza capacitação para OSCs terem acesso a emendas impositivas