Brasil – A Polícia Federal (PF) avalia que o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, é o local mais apropriado para o ex-presidente Jair Bolsonaro cumprir eventual pena, caso seja condenado no inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado. Investigadores descartaram alternativas como instalações militares ou unidades prisionais fora da capital federal.

Cinco membros da PF consultados foram unânimes em afirmar que a condição de ex-presidente não justifica tratamento fora do sistema penitenciário regular. A legislação prevê tratamento diferenciado, mas ainda dentro da estrutura prisional comum. Na Papuda, Bolsonaro poderia ser colocado em cela especial ou transferido para a Papudinha, unidade da Polícia Militar do Distrito Federal com condições menos severas.

Uma sala da PF em Brasília foi considerada, mas é voltada apenas para detenções preventivas e não comporta prisões de longo prazo. Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar, medida que poderá ser revista após decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF).

Também foi descartada a possibilidade de transferência para outro estado, já que Bolsonaro tem residência fixa em Brasília desde o mandato presidencial, quando viveu no Palácio da Alvorada. Por isso, a capital é vista como o local natural para o cumprimento de eventual pena.

A decisão final caberá ao ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito. Aliados do magistrado indicam que o plano é alocar Bolsonaro em cela especial na Papuda, junto a outros condenados no mesmo processo, em uma ala informalmente chamada de “ala golpista”. Segundo um ministro próximo a Moraes, “só um milagre ou uma crise grave de saúde tiram Bolsonaro da Papuda após o julgamento definitivo”.

Artigo anteriorDino vota pela condenação de Bolsonaro e mais sete; placar está 2 a 0
Próximo artigoNikolas Ferreira comemora ameaça dos EUA de invadir o Brasil