Nesta sexta-feira (18), durante o cumprimento de mandados expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a Polícia Federal (PF) apreendeu itens como um pen drive, o celular do ex-mandatário e cerca de 14 mil dólares em espécie — o equivalente a R$ 77,8 mil na cotação atual.

Segundo a PF, o pen drive foi localizado em um banheiro da casa de Bolsonaro e encaminhado para análise no laboratório da corporação, onde passará por perícia da polícia científica. Já a apreensão do celular foi confirmada pelo advogado de defesa, Celso Vilardi.

De acordo com informações de agentes federais ao portal G1, também foi apreendida uma cópia da ação judicial movida pela plataforma de vídeos Rumble e pela Trump Media — empresa ligada ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump — contra Moraes nos Estados Unidos, acusando o ministro de censura.

Em nota, a defesa de Bolsonaro afirmou que ele recebeu com “surpresa e indignação” as medidas impostas e destacou que o ex-presidente “sempre cumpriu todas as determinações do Poder Judiciário”. Os advogados informaram que só irão se pronunciar em detalhes após terem acesso integral à decisão que embasou a operação.

Sobre a operação

A decisão de Moraes determinou medidas restritivas como o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de usar redes sociais e de manter contato com seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Além disso, Bolsonaro deverá cumprir recolhimento domiciliar das 19h às 6h nos dias úteis e em tempo integral aos fins de semana, feriados e dias de folga. Ele também não poderá manter contato com embaixadores, diplomatas estrangeiros, outros réus ou investigados no mesmo processo.

Os mandados foram executados na residência de Bolsonaro e em endereços ligados ao Partido Liberal (PL).

Artigo anteriorPL reage e diz que Bolsonaro não está sozinho após ordem de Moraes
Próximo artigoCultura nipo-brasileira é exaltada em lei de Roberto Cidade que reconhece Jungle Matsuri como evento oficial do Amazonas