AMAZONAS – A Polícia Federal no Amazonas deflagrou, na manhã desta segunda-feira (13), a operação Fragmentado, com o objetivo de investigar um esquema fraudulento para obter os Benefícios de Prestação Continuada ao Idoso, do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Agentes da PF cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em diversas zonas da capital amazonense. Ao longo das diligências, foram encontrados mais de 80 cartões com acesso ao benefício do INSS.

Um dos mandados foi cumprido na casa de um policial civil, que não teve a identidade revelada. No local, os policiais federais encontraram R$ 300 mil em espécie, que podem ser fruto das fraudes.

O policial foi preso temporariamente e levado à Superintendência da PF para prestar esclarecimentos.

“Já na busca de um dos alvos foram apreendidos diversos cartões. Uma quantidade expressiva que demonstra que o número deve ser muito maior. As buscas tiveram por objetivo comprovar o que está nos autos (do inquérito) e também verificar outras fraudes”, disse o delegado federal Sávio Pizon.

Pizon ainda declarou que nenhum servidor do INSS foi alvo nessa primeira fase da Fragmentado, mas que novos desdobramentos podem atingir esses indivíduos.

O também delegado federal Jean Moura afirmou que as fraudes já somam a cifra de R$ 4.800 milhões e que a quadrilha atua há mais de 11 anos cometendo esses crimes. “Esse valor é referente aos 52 cartões de benefícios que já constavam nos autos. Mas, essas buscas servem para verificar de outros mais e como foram encontrados mais 80 cartões, provavalmente, o prejuízo é muito maior”, contou Moura.

A Polícia Civil do Amazonas não se manifestou sobre o policial preso. A Polícia Federal afirmou que novas fases da Fragmentado podem ser deflagradas em breve.

Artigo anteriorMarido bolsonarista de Ana Hickmann está proibido de entrar na emissora Record, publica jornalista
Próximo artigoSecretário de Dino pede desculpas por receber esposa de líder do CV