Um homem negro foi imobilizado por policiais militares, na tarde de ontem (15), no Centro de BH, mesmo depois de ter sido algemado. Em vídeo que circula pelas redes sociais, é possível ver dois PMs em cima do rapaz enquanto ele está agachado no chão com as duas mãos para trás, algemado. Um dos policiais tenta aplicar um mata-leão no homem, que permanece no chão.

O caso ocorreu na avenida Afonso Pena, uma das mais movimentadas da capital. Segundo a PM, o homem estava em posse de um celular roubado. Mas, nas imagens, é possível ouvir testemunhas revoltadas com a brutalidade sofirda pelo homem. “O que é isso?”, questiona uma mulher., “Vai matar o ‘cara’ aí”, grita outro rapaz. Na sequência, um terceiro PM pede para que eles se afastem.

No vídeo, o rapaz nega o crime e afirma que é gari. Outros seis policiais, três deles a cavalo, acompanharam o homem até a viatura.

A Polícia Militar informou nesta quarta-feira (16), por meio de nota, que “os militares envolvidos na ocorrência, visualizaram um indivíduo em atitude suspeita, realizaram a sua abordagem, o qual, inicialmente, tentou se furtar da abordagem, andando apressadamente”.

Nota da PM na íntegra

No mês dezembro está ocorrendo no Hipercentro de Belo Horizonte a Operação Natalina, visando aumentar a prevenção criminal e a sensação de segurança. Várias são as vertentes da operação natalina, quais sejam: visibilidade, de fiscalização de trânsito, batida policial e outras. Durante o decorrer da operação, os militares envolvidos na ocorrência, visualizaram um indivíduo em atitude suspeita, realizaram a sua abordagem, o qual, inicialmente, tentou se furtar da abordagem, andando apressadamente.

A partir dessa fundada suspeita, os policiais militares realizaram abordagem do indivíduo, verificando o seu prontuário criminal, no qual constavam algumas passagens criminais anteriores, mas sem impedimentos. Em seguida, ao proceder à consulta dos dados do aparelho celular do abordado, foi verificado que se tratava de produto de furto/roubo junto a sistema de consulta feita pela Polícia Militar.

Diante de tal situação, ao indivíduo foi dada voz de prisão, sendo seus direitos constitucionais preservados, ocasião em que ele começou a se demonstrar reativo com a guarnição, com comportamento resistente, sendo necessário o uso diferenciado da força, sem excesso, tendo que ser imobilizado e submetido ao uso de algemas, de modo que a resistência por ele oferecida não significasse risco para ele próprio, para guarnição e para terceiros.

Em razão disso o indivíduo, foi preso em flagrante delito pelo crime de receptação, por estar na posse de produto de crime, sendo conduzido à autoridade de polícia judiciária(DEFLAN2). Vale salientar a importância dessas abordagens na repressão de crimes contra o patrimônio, que envolva subtração de celular, tais como roubo e furto, pois, através
Comando de Policiamento da Capital Praça Rio Branco, 56, Centro 31 3307 – 0170 – [email protected] de prisões de pessoas que estão na posse de produtos desses delitos, há um não fomento a tais delitos.

Isso, pois, passa haver menor oferta no mercado de venda de produtos de crime. E, em decorrência da operação natalina e outras operações no hipercentro de Belo Horizonte, vários receptadores foram presos e os aparelhos produtos de crime apreendidos/recuperados.

A Polícia Militar de Minas Gerais agradece a oportunidade de expor o conteúdo de suas ocorrências e colocamo-nos à disposição para demais esclarecimentos.

Artigo anteriorCom Covid, atriz do Zorra aguarda vaga em CTI há três dias
Próximo artigoPaciente é indenizado em R$ 15 mil após ser imobilizado com lençóis