A poetisa e ativista afro-americana Maya Angelou se tornou a primeira mulher negra a estampar moedas de dólar. A imagem de Angelou estampará o verso da nova geração das “quarters”, as moedas de 25 centavos de dólar, que são as mais utilizadas do país, anunciou a Casa da Moeda dos Estados Unidos, na segunda-feira (10).

A homenagem é o resultado de um projeto de lei aprovado no fim de 2020 de autoria de Barbara Lee, congressista democrata do estado da Califórnia.

A moeda de Maya Angelou é o primeiro exemplar de uma série denominada “Prominent American Women” (“mulheres americanas proeminentes”, em tradução livre), que homenageará várias mulheres ilustres.

Entre elas estão Sally Ride, astronauta e física; Wilma Mankiller, primeira nativa americana líder da Nação Cherokee; Nina Otero-Warren, política e ativista latina; e Anna May Wong, atriz aclamada como a primeira estrela de ascendência asiática.

Quem foi Maya Angelou?

Conhecida por suas memórias e poesia, Maya Angelou é considerada uma das autoras mais emblemáticas sobre as condições das comunidades negras nos EUA.

Morta aos 86 anos em 2014, criou uma escrita disruptiva, em que desafiou a estrutura das autobiografias e expandiu o gênero literário. Seu livro de estreia, o autobiográfico “Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola”, de 1960, foi uma das primeiras produções autobiográficas de mulheres negras a atingir um público massivo de leitores.
A escritora sempre abriu novos caminhos para mulheres negras. Em 1993, recitou o poema “No Pulso da Manhã”, na posse do presidente Bill Clinton. Foi primeira vez que uma mulher apresentou um poema na cerimônia.
Também foi condecorada em 2011 pelo presidente Barack Obama com a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta honraria concedida pelo governo americano a ativistas pelos direitos civis.
Ela não chegou a se formar em uma universidade, mas era conhecida como “doutora Angelou”. Também foi indicada ao prêmio Pulitzer, o maior reconhecimento da literatura, na categoria poesia, em 1971.
Artigo anterior‘Velho da Havan’ receberá o título de Cidadão do Amazonas
Próximo artigoCriminoso se passa por militar para aplicar golpes em Manaus e vai preso