A Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), alerta os consumidores sobre o golpe da panela pirata, onde estelionatários atuam vendendo panelas falsificadas como se fossem de marcas de luxo e alto padrão. O golpe vem ocorrendo, principalmente, em supermercados, shopping centers e no aeroporto da capital amazonense.

O delegado Eduardo Paixão, titular da Decon, explicou que os estelionatários agem se passando por vendedores de panelas de alta durabilidade e marcas reconhecidas no mercado. Para dar mais veracidade ao golpe, eles alegam que as panelas são de cerâmica na parte interior e revestidas por aço. No mercado, um jogo original da mesma marca custa em torno de R$ 3 mil a R$ 6 mil.

“Segundo relato das vítimas, os vendedores são extremamente persuasivos e, após um longo processo de negociação, acabam convencendo às vítimas a realizarem a compra, inclusive oferecem brindes, descontos e várias vantagens. Mas ao testarem os produtos em casa, às vítimas, geralmente idosos, percebem que são falsificados, pois ao esquentar o óleo, elas queimam por baixo, porque o aço não é original”, relata Paixão.

A autoridade policial destaca que as pessoas que forem vítimas desse golpe, devem registrar a ocorrência em qualquer delegacia, solicitar a perícia da panela, cancelar a compra provando o golpe junto ao seu banco ou cartão de crédito e requisitar as imagens do local, para que os golpistas sejam identificados.

“As denúncias da população são fundamentais para localizar esses golpistas que estão agindo em Manaus. Esses produtos falsificados e sem inspeção causam risco para centenas de consumidores, já que estão completamente impróprios para o uso. O velho golpe retorna com novas abordagens e com uma nova marca de panelas”, explica o delegado.

Como denunciar – As denúncias podem ser realizadas por meio do disque-denúncia 190 ou 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) ou pelo site da Policia Civil: www.delegaciainterativa.am.gov.br, ou presencialmente na sede da Decon, que está localizada na rua Desembargador Felismino Soares, 155, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul da capital.

Artigo anteriorMais 14.800 doses de CoronaVac chegam ao Amazonas
Próximo artigoHospital Delphina Aziz começa a receber pacientes não Covid para desafogar outros hospitais