A Polícia Federal investiga um possível vazamento de imagens da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) antes do horário permitido para que os participantes deixem os locais de prova com os cadernos de questões.

Após o primeiro dia de exame, realizado no domingo, 3, o ministro da Educação, Camilo Santana, em coletiva, relatou: “Por volta das 16h, uma pessoa tentou sair […]. Foi necessário adotar todo o procedimento, e ela será investigada pela PF”.

Santana não deu detalhes adicionais sobre o incidente, mas não é a primeira vez que vazamentos ocorrem. Em 2023, uma foto da prova divulgada antes do horário revelou o tema da redação, “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, e seus textos de apoio. Na ocasião, uma pessoa foi indiciada.

Segundo o balanço do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Enem registrou 4.999 eliminações e 689 ocorrências logísticas. Entre os casos apurados, estão incidentes de “perturbação da ordem pública” e conflitos entre candidatos e a equipe de organização do exame.

Artigo anteriorGoverno incinera quase 11 milhões de vacinas vencidas até novembro
Próximo artigoFiscalização: Detran-AM remove 139 motocicletas por perturbação da ordem pública e ‘rolezinhos’