AMAZONAS – A Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) iniciaram mais uma operação contra garimpo ilegal na calha do Rio Madeira, no interior do Amazonas, nesta quarta-feira (15).

A operação é um desdobramento das ações realizadas no fim de novembro, na região de Autazes. Com o objetivo de identificar e abordar balsas/dragas que operam a atividade de garimpo ilegal de ouro na calha do Rio Madeira, e inutilizá-las.

Na primeira fase da operação Uiara, a polícia prendeu 3 garimpeiros e destruiu 131 balsas.

Nessa fase da operação, 35 policiais federais do Amazonas, Distrito Federal, Pará, Roraima e Rondônia, além de quatro fiscais do Ibama estão no local.

De acordo com as investigações, as dragas que estavam na região de Autazes, no mês passado, se movimentaram para a região de Borba, munícipio que fica a 151 quilômetros de Manaus.

Região contaminada por mercúrio

Além da operação, a Polícia Federal também emitiu um laudo com amostras de cabelo de moradores da região do Rio Madeira no Amazonas, que constatou a presença de contaminação por mercúrio até 3 vezes superior ao limite máximo considerado admissível pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Artigo anteriorEm bate-boca na ALE-AM, Péricles ataca Barreto: “Para o Governo é um Leão, para o TSE e CJ é uma Gatinha”
Próximo artigoTribunal do Trabalho forma maioria e reconhece vínculo de emprego entre Uber e motoristas