Policiais militares do 5° Batalhão de Policia Militar (BPM) detiveram um homem, na manhã desta quinta-feira (16), com armas de fogo, munições e uma lancha roubada, no município de Coari, (distante 363 quilômetros de Manaus). A ação foi resultado de uma operação montada para prender uma quadrilha especializada em roubos a balsas e outras embarcações que navegavam nas proximidades da Costa do Juçara e Esperança II.

De acordo com o tenente-coronel PM Pedro Moreira, os ataques costumavam acontecer a qualquer hora do dia ou da noite. No dia da apreensão, a quadrilha estava preparada para roubar “mulas do tráfico” com drogas que passariam a noite, quando observavam potenciais vítimas em embarcações para atacar.

Enquanto navegavam no rio Solimões, os policiais observaram uma lancha em alta velocidade atravessando o rio. Ao perceber a aproximação da lancha, os suspeitos fugiram por um igarapé na Comunidade Esperança e abandonaram a embarcação.

A Polícia Militar iniciou as buscas pela mata e encontrou um dos suspeitos escondido. Durante a abordagem, o informou aos policiais que ele e o grupo haviam escondido as armas nas proximidades da Comunidade do São Francisco, na Costa do Juçara, e atravessaram o rio. Ele ainda afirmou que estavam sendo comandados por um presidiário de Coari que cumpre pena em Manaus, e que durante a noite iriam pegar as armas e aguardar os traficantes. Os integrantes restantes da quadrilha não foram localizados.

Na operação, foram apreendido um bote de alumínio de 4 metros equipado com motor Yamaha 40HP, 44 cartuchos de calibre 12, duas espingardas calibre 12 cano duplo, uma espingarda cano simples calibre 12, duas espingardas calibre 16, uma espingarda calibre 20, um binóculo, um aparelho celular, uma mochila e uma mala com roupas.

Ainda de acordo com o tenente-coronel, parte da quadrilha já havia sido presa no final do ano passado com armas e um bote de alumínio que eram usados nos crimes.

Todo o material apreendido e o suspeito foram conduzidos para a 10ª Delegacia de Polícia Civil (DIP), para os procedimentos cabíveis.

Artigo anteriorCosama analisa abastecimento de água em comunidades rurais no Careiro da Várzea
Próximo artigoEm Novo Airão, Wilson inaugura UBS e entrega equipamentos para laboratório de unidade hospitalar