
Na última sexta-feira (17), o Departamento Estadual de Investigações sobre Entorpecentes (Denarc) da Polícia Civil apreendeu 49 quilos de cocaína, avaliados em R$ 19,5 milhões, durante uma operação em uma mansão de luxo na avenida Coronel Teixeira, no bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus. Um homem, de 51 anos, e uma mulher, de 45, foram presos em flagrante por armazenar o entorpecente, que seria enviado para a Austrália.
A residência pertence a uma empresária peruana, natural de Iquitos e conhecida no meio social manauense, que não foi encontrada no momento da ação. As equipes do Denarc cumpriam mandado de busca e apreensão quando localizaram a droga escondida em vários cômodos do imóvel.
Do total apreendido, 16 quilos eram de cocaína comum e 34 quilos de “cocaína negra”, uma variação rara e de alto teor entorpecente, cujo valor é elevado no mercado internacional — especialmente na Europa e na América do Norte.
Segundo o diretor do Denarc, delegado Rodrigo Torres, novas diligências estão em andamento para localizar a empresária e identificar outros envolvidos no esquema. Uma coletiva de imprensa está marcada para segunda-feira (20), quando serão divulgados mais detalhes sobre o caso.
A apreensão é considerada uma das maiores já registradas no Amazonas envolvendo drogas de alto valor, reforçando o combate da Polícia Civil ao crime organizado no estado.