AMAZONAS – Com o objetivo de cumprir 21 mandados de busca e apreensão, a Polícia Federal deflagou nesta quinta-feira (2), a Operação Cama de Gato. Agentes da PF atuaram em Manaus e no município de Eirunepé, no interior do Estado, em endereços de pessoas ligadas ao prefeito Raylan Barroso (DEM), que é apontado como líder de uma organização criminosa especializada em crimes de fraudes em licitações, lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos e corrupção ativa e passiva.

As investigações da PF começaram em abril de 2021, com foco no combate à fraudes e desvios de recursos destinados ao combate da pandemia de Covid-19. Um dos contratos assinados pela prefeitura de Eirunepé na época, que serviria para comprar máscaras de proteção facial, foi superfaturado: foram pagas 150 mil máscaras pelo dobro do valor cobrado no Amazonas, além da quantidade de material comprado corresponder a cinco vezes o número de habitantes da cidade.

Entre os envolvidos no esquema, estão servidores público diretamente ligados ao prefeitos, como o secretário de finanças de Eirunepé, Dângelo Falcão. É apontada ainda a empresa ELFA Limpeza e Construção, do vereador Tita.

Outros empresários da cidade aparecem arrolados ao caso, são eles: um homem identificado como Gleiciney, dono de uma rede de postos de combustíveis em Eirunepé e conhecido no município como “Barão da Gasolina”; e outro homem identificado como Debsom, proprietário da Drogaria Debsom, estabelecimento que servia de fachada pro esquema criminoso.

Cinquenta homens da PF de Cruzeiro do Sul (AC) e da Superintendência da PF no Amazonas foram mobilizados para a Operação, que contou ainda com o apoio da Aeronáutica de Eirunepé.

A estimativa da PF é que o município teve um prejuízo superior a R$ 10 milhões desde 2020, período investigado pela força-tarefa.

Histórico

Raylan Barroso é um dos prefeitos-ostentação do interior do Amazonas. A cidade de Eirunepé é repleta de obras inacabadas, e sofre com bairros abandonados, ruas esburacadas e ramais e vicinais destruídos.

Enquanto isso, o prefeito possui uma mansão cinematográfica no município, além de propriedades na capital Manaus.

Segundo informações, ao saberem que o alvo da Cama de Gato era Raylan, populares comemoraram a operação da Polícia Federal com fogos de artifício, na expectativa que o prefeito fosse preso.

Artigo anteriorManaus F.C. é derrotado por 1 a 0 e é eliminado da Copa do Brasil
Próximo artigoVereador bolsonarista do PSDB é morto em confronto armado com a polícia