A Prefeitura de Itacoatiara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quinta-feira (16) o I Seminário de Boas Práticas de Alfabetização do Curso de Formação, Docência e Alfabetização Inicial – 1º e 2º anos, com o tema “Alfabetização Contextualizada e Reflexiva”.

O evento teve como objetivo compartilhar experiências e boas práticas de alfabetização desenvolvidas nas escolas municipais e estaduais, destacando o trabalho dos professores cursistas que atuam nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental.

Desde o início da gestão do prefeito Mário Abrahim, Itacoatiara vem fortalecendo suas ações voltadas à melhoria da aprendizagem e ao avanço da alfabetização. No decorrer do primeiro ano de mandato, foi firmada uma parceria com a Motriz, organização sem fins lucrativos, que resultou na implementação do Programa Plantar Educação, atualmente denominado Motriz Educação Amazônia. A iniciativa tem orientado e apoiado duas frentes de trabalho: o processo de diagnóstico, implementação e monitoramento de políticas educacionais com comprovação de impacto na aprendizagem, e o desenvolvimento de gestores públicos, lideranças e educadores. Desde então, muitas ações foram realizadas, com destaque para a formação de professores e pedagogos da rede municipal de ensino, especialmente nas práticas de alfabetização.

Durante a abertura do seminário, o prefeito Mário Abrahim ressaltou a importância do evento e do compromisso da gestão com a educação:

“Demos início ao nosso primeiro seminário de educação com foco na alfabetização contextualizada e reflexiva. Reforçamos o compromisso de garantir uma educação de qualidade, capacitar e valorizar nossos profissionais e oferecer melhores condições para nossos alunos. Educação de qualidade é a base para uma cidade mais próspera e com desenvolvimento para todos”, destacou o prefeito Mário Abrahim.

Em junho de 2023, o Governo Federal lançou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que tem entre seus princípios a promoção da equidade educacional, considerando aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero, além de incentivar a colaboração entre estados e municípios e o fortalecimento das formas de cooperação federativa.

Durante o seminário, foram apresentadas diversas estratégias e metodologias voltadas ao processo de alfabetização, evidenciando o compromisso dos educadores com uma educação de qualidade, inclusiva e significativa.

O Compromisso tem como principal finalidade garantir que todas as crianças do Brasil estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Ainda em 2023, a Prefeitura de Itacoatiara aderiu ao programa, com o objetivo de fortalecer a sua própria Política de Alfabetização, o Programa Alfa-Itá, elaborado em 2022 em parceria com a Motriz.

Atualmente, o município atende mais de 3.400 estudantes dos 1º e 2º anos em turmas seriadas e multisseriadas. Os dados parciais da alfabetização no ciclo III da Avaliação CAED de 2025 mostram resultados positivos: 84% dos estudantes do 2º ano apresentam aprendizado adequado em leitura. Em relação à escrita, 56% alcançaram nível alto de desempenho, com média geral de 6,2.

A iniciativa reforça o empenho da gestão do prefeito Mário Abrahim em valorizar os profissionais da educação e investir na formação continuada dos docentes, fortalecendo o ensino e contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças nos anos iniciais da alfabetização.

Artigo anteriorLei de autoria do presidente Roberto Cidade reforça direitos do consumidor em casos de pagamento duplicado
Próximo artigoPolícia Militar do Amazonas registra aumento de 56% na apreensão de entorpecentes, em 2025