A Prefeitura de Manaus recebeu, nesta quinta-feira, 29/11, uma comitiva chinesa que veio à cidade conhecer as potencialidades de investimentos no setor industrial. A comitiva, formada por funcionários públicos da Comarca de Foshan, é liderada por Lai Zining, vice-prefeito da cidade, Huang Tie e Chen Daohua, todos servidores públicos de alto escalão da cidade chinesa.

Os representantes chineses foram recebidos pelo diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Fábio Alho; a subsecretária de Finanças (Semef), Marisa Gentil; a secretária de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), Maria Josepha Chaves; secretário de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Fábio Albuquerque; e o presidente do Implurb, Claudio Guenka.

O principal interesse dos chineses é conhecer a cidade de Manaus e levantar a situação de segurança pública, administrativa, institucional e de abastecimento de energia elétrica para definir futuros investimentos. A Comarca de Foshan é a sexta maior potência industrial da China, com foco na indústria de eletrodoméstico, móveis, laminados e porcelanato, mas está prospectando novas oportunidades. 

De acordo com os representantes, o governo da cidade chinesa incentiva as empresas a buscarem outros países para novos investimentos e existem, hoje, aproximadamente 400 investimentos em andamento, cinco deles no Brasil. Eles ouviram dos representantes locais questões sobre os estímulos aos empreendimentos na Zona Franca, as condições favoráveis da administração municipal, os campos de interesse da cidade em investimentos como produção de energia, indústria 4.0, biotecnologia, entre outros.

Artigo anteriorFilho diz que morte de Bolsonaro interessa ‘aos que estão muito perto’
Próximo artigo‘Sabor Solidário’ une cozinha regional a oriental na Colônia Oliveira Machado