Brasil – A Prefeitura de São Paulo passou a emitir na terça-feira (16) a versão digital do RGA (Registro Geral do Animal) para os pets que vivem na capital. A identificação, obrigatória na cidade desde 2001, é emitida gratuitamente, havendo agora a disponibilidade da versão digital.

O RGA é timbrado e numerado, apresentando, além dos dados do animal, informações sobre o tutor. O serviço, oferecido pela Cosap (Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico), funciona como uma carteira de identidade para bichos de estimação e é emitido para cães e gatos com idade superior a 3 meses. O animal registrado recebe uma plaqueta com o número do registro correspondente e deve usá-la permanentemente presa à coleira.

O RGA eletrônico é mais um incentivo para a identificação dos animais do município. “É fundamental que os tutores façam o RGA e mantenham a plaqueta de identificação em seus cães e gatos. Muitos animais perdidos ou roubados puderam reencontrar sua família porque estavam com a plaqueta de identificação presa na coleira”, afirmou a coordenadora da Cosap, Analy Xavier.

Para fazer o documento, são necessários RG e CPF do tutor, comprovante de residência atualizado em nome do tutor (emitido nos últimos 90 dias), foto do animal e comprovante de vacinação contra a raiva, quando houver. A solicitação pode ser feita online, por meio do Portal SP156.

Para o munícipe que preferir, o serviço também poderá ser solicitado presencialmente. Nesse caso, deve-se comparecer a uma das praças de atendimento da prefeitura e apresentar os documentos necessários. Na forma presencial, é preciso agendar horário em uma das 17 praças de atendimento municipais. Mais informações pelo telefone 156.

Artigo anteriorMoléculas estudadas contra Chagas se mostram efetivas contra coronavírus, diz estudo
Próximo artigoApós ataques, Sikêra Jr. é condenado a pagar R$ 10 mil a marido de Xuxa Meneghel