Manaus – Com festas em três pontos da cidade, o Réveillon Solidário, promovido pela Prefeitura de Manaus, reunirá mais de 130 artistas nos três palcos, em mais de dez horas de show, e terá pontos de coleta de doações para as vítimas do incêndio do bairro Educandos, zona Sul. As festas acontecerão na Praia da Ponta Negra, zona Oeste; Shopping Phelippe Daou, zona Leste; e na orla do Amarelinho, no Educandos.

O Réveillon de Manaus se consolida com uma das maiores festas de fim de ano da região Norte, promovendo shows simultâneos em diferentes zonas da cidade, incluindo apoio às festas nos bairros.

“Venha participar do Réveillon Solidário de Manaus e prestigiar os artistas locais e as atrações nacionais, no Shopping Phelippe Daou, no Educandos e aqui na Ponta Negra. No total serão quase 130 artistas envolvidos com esse grande espetáculo e até mesmo porque ele terá um motivo muito nobre. Cada ponto de Réveillon promovido pela Prefeitura de Manaus será um ponto de coleta de alimentos para destinar às famílias que perderam as suas casas no incêndio do Educandos”, destacou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula.

Órgãos estratégicos da Prefeitura de Manaus estão envolvidos no operacional e apoio para a realização dos eventos, como a Manauscult, Fundo Manaus Solidária, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Casa Militar, entre outros.

Show da Virada

Bandas como Cabocrioulo, Impakto, Pororoca Atômica, Uendel Pinheiro, Jardel Santos e Elas Cantam Samba estão entre as atrações confirmadas. Luan Santana e Joelma são as atrações nacionais.

Na Ponta Negra, a virada do ano será às margens do Rio Negro, pelo quarto ano consecutivo, e terá a participação de artistas locais e da atração nacional Luan Santana. Na zona Leste, o ponto de encontro para o show da virada será o Shopping Phelippe Daou, onde a cantora Joelma se apresentará nas primeiras horas do ano novo. No Educandos, o réveillon iniciará as 20h30 e seguirá até às 4h40, na orla do Amarelinho, com o show de Elas Cantam Samba como atração principal.

Outros pontos da cidade, como o Viver Melhor, na Zona Norte, e Mauazinho e Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste, também receberão apoio da Prefeitura de Manaus para as festas de ano novo.

A programação completa pode ser conferida no portal Viva Manaus, pelo link www.vivamanaus.com/reveillon2019

Doações

Em prol das vítimas do incêndio do bairro Educandos, onde mais de 800 famílias perderam casas e pertences, no último dia 17, todos os locais do Réveillon de Manaus serão pontos de coletas de doações. A iniciativa é do Fundo Manaus Solidária, presidido pela primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro.

“Manaus é uma cidade solidária e tem se mostrado ainda mais, após essa tragédia. Todos unidos pelo objetivo único de diminuir o sofrimento. E é esse também o nosso objetivo com o Réveillon da Solidariedade. Permitir que as famílias do Educandos sintam o acolhimento e o carinho do povo de Manaus”, afirmou a presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro.

Atendimento

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estará com três ambulâncias do SAMU 192 Manaus em pontos estratégicos, sendo uma delas próxima à base avançada (antigo PA, na Ponta Negra), onde haverá um médico da rede; dois enfermeiros do SAMU; quatro técnicos do SAMU e pessoal de apoio. Será reforçada a Base Oeste, que deverá voltar à atividade até esta sexta-feira, 28/12. Também será posicionada uma ambulância no Shopping Phelippe Daou. No Amarelinho, em Educandos, o apoio será com o reforço da Base Sul.

Fiscalização

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) estará com 45 fiscais envolvidos no operacional de Réveillon, das 9h do dia 31/12, até o encerramento dos eventos. O principal alvo de fiscalização será a venda de bebidas alcoólicas e churrasquinho em logradouros e espaços públicos onde não são permitidos. Os ambulantes deverão ficar no espaço que for delimitado pelos fiscais da Semacc, fora do perímetro do evento. Serão quatro fiscais no Educandos, 15 no Shopping Phelippe Daou e 26 na Ponta Negra.

Transporte

Linhas de ônibus extras, aumento de frota e extensão do horário de ônibus farão parte do reforço que a SMTU irá colocar em prática para os eventos de Réveillon de Manaus 2019, que terá como principal evento a celebração no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste, com a queima de fogos no Rio Negro.

Apenas para atender a região da Ponta Negra, a SMTU irá disponibilizar 119 ônibus, além de mais 20 veículos de apoio, totalizando 129 veículos que irão operar até às 5h. 

A SMTU ressalta que cinco empresas – Vegas, São Pedro, Integração, Expresso Coroado e Global -, estarão operando sete linhas na área da Ponta Negra até o término do evento, previsto para iniciar às 17h do dia 31/12 e finalizar às 4h do dia 1/1 de 2019, com todo o apoio de 33 fiscais do órgão. Além das linhas que já atendem o local, uma linha extra será disponibilizada ao público: a 500, que sairá do bairro Novo Israel.

O superintendente da SMTU, Franclides Ribeiro, frisou que o reforço à frota irá beneficiar a população que aprecia o evento. “É uma parceria com os órgãos municipais para atender o deslocamento de todas as zonas da cidade, na ida e na volta do evento, garantindo o transporte público aos usuários e atendendo à determinação do prefeito Artur Neto”, disse Ribeiro.

Zonas Sul e Leste

Oito linhas estarão atendendo o público que for prestigiar o Réveillon da zona Sul, na rua Inocêncio de Araújo, no Educandos. As linhas 004, 010, 625, 704, 705, 706, 707 e 711, que passam próximo ao local, estarão operando com a frota de dia útil, aumentando de acordo com a demanda local. As linhas irã operar a partir das 19h do dia 31/12 até as 5h do dia seguinte.

Já para a festa de Réveillon da zona Leste, que será realizada no Shopping Phelippe Daou, no Jorge Teixeira, todas as linhas que passam próximo ao local vão operar também com frota de sábado, para o atendimento do público que irá se deslocar para o evento.

Artigo anteriorArthur Neto entrega certificados de meritocracia a motoristas de ônibus
Próximo artigoWilson reúne secretariado e recebe relatório de equipe de transição