O presidente da CPI da Covid-19, Omar Aziz (PSD-AM), disse em entrevista ao Correio, que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), precisa se posicionar imediatamente em relação aos relatos publicados pelo jornal O Estado de São Paulo nesta quinta-feira (22).

Na ocasião, a reportagem mostrou que Lira recebeu de um interlocutor, no dia 8 de julho, um recado do ministro da Defesa, general Braga Netto, de que não haveria eleições em 2022 se o Congresso não aprovar o voto impresso para fins de auditagem.

“Ele [Arthur Lira], como presidente da Câmara, tem obrigação de defender a democracia e que não haja imposições para a Câmara votar aquilo que é de interesse de alguns”, disse Aziz, que completou: “Esse é um ponto que, se houve realmente essa reunião e o presidente da Câmara foi alertado por um interlocutor, é uma posição muito grave. O presidente da Câmara precisa se manifestar”, pontuou.

O general Braga Netto negou que tenha feito as ameaças relatadas pelo Estadão. Lira, por sua vez, divulgou uma mensagem pelo Twitter na qual não nega nada.

“A despeito do que sai ou não na imprensa, o fato é: o brasileiro quer vacina, quer trabalho e vai julgar seus representantes em outubro do ano que vem através do voto popular, secreto e soberano. As últimas decisões do governo foram pelo reconhecimento da política e da articulação como único meio de fazer o País avançar”, escreveu Lira.

Perguntado se acreditava que o governo tem que se posicionar sobre o fato, Aziz disse: “O posicionamento do presidente não é diferente desse recado que possivelmente o Lira tenha recebido. O presidente tem falado isso, que não vai participar de eleição se não tiver voto impresso. Eleição não é isso; eleição não pode acontecer com A ou B colocando condições. Existe uma lei eleitoral e ela precisa ser cumprida. Quer discutir voto impresso? Isso é uma discussão que tem que ser tratada a nível de Congresso”.

A proposta do voto impresso é da base bolsonarista, e o presidente Jair Bolsonaro fez em diversos momentos, nas última semanas, ameaça de que só haverá eleição em 2022 se houver o voto impresso. “Vai ter voto impresso e ponto final. Se não tiver voto impresso, sinal de que não vai ter a eleição”, disse o mandatário.

Aziz comentou que é a primeira vez na história do Brasil que uma pessoa que venceu as eleições questiona o processo eleitoral. “Conheço história de gente que perde eleição e diz que foi roubado. Ao contrário, como o presidente fala, eu nunca vi”, concluiu.

Com informações de Correio Braziliense

Artigo anteriorPolicial Militar agride advogado algemado e o arrasta pelo chão; veja vídeo
Próximo artigoEleições 2022: Vanessa Grazziotin grava comendo caldeirada de tambaqui em Itacoatiara; Vídeo