AMAZONAS – Em entrevista concedida ao JAM1 da Rede Amazônica, o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, afirmou que os focos de incêndio no Amazonas estão controlados, mas o grande número no Pará influencia diretamente na fumaça em Manaus.

“Basicamente, hoje o líder em número de focos é o Pará, o estado do Amazonas está em nono lugar, na posição em número de focos. Nós estamos tendo um período de muito calor, o El Niño, agravado com as mudanças climáticas, tão trazendo uma onda de calor muito intensa”, afirmou.

“A gente faz um apelo: primeiro para que as pessoas parem de colocar fogo. Muita gente querendo limpar terreno, área que foi desmatada. A gente faz um apelo para que as pessoas parem. A segunda ação é nossa, dos nossos brigadistas, nós estamos com quase 300 homens entre o Amazonas e o Pará. Estamos combatendo dois grandes incêndios no Pará, na região de Oriximiná e na região de Tapajós”, declarou o presidente.

Por fim, Agostinho disse que, no entorno de Manaus, apenas 5 focos de incêndio estão ativos. “Perto da situação que a gente teve há algumas semanas, é uma situação bastante controlada”, disse.

Assista:

 

Artigo anteriorSine Manaus oferta 458 vagas de emprego nesta terça-feira (7)
Próximo artigoMega-Sena sorteia nesta terça-feira bolada de R$ 9 milhões