O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sem fazer referência direta, chamou o presidente russo, Vladimir Putin, de “autocrata” e “aspirante a imperador”.

“Não permitiremos que autocratas e aspirantes a imperadores ditem a direção do mundo”, publicou no Twitter nesta segunda-feira (14/3).

Em uma série de publicações no Twitter, Biden destacou: “O povo americano está unido, o mundo está unido e estamos com o povo da Ucrânia”, escreveu.

O presidente norte-americano completou: “Continuamos a estreita cooperação com os aliados e parceiros para garantir que o povo ucraniano possa defender sua nação.”

Os Estados Unidos comprometeram mais de US$ 1,2 bilhão em assistência de segurança à Ucrânia no ano passado.

Cessar-fogo – Terminou sem consenso mais uma reunião entre russos e ucranianos. A negociação de um cessar-fogo será retomada na terça-feira (15/3). O encontro acabou com uma “pausa técnica”.

Presidente da Rússia, Vladimir Putin ordenou, três dias após a invasão, que militares colocassem as forças nucleares do país em “regime especial de alerta”.

Hoje, a Rússia tem cerca de 6 mil armas nucleares, segundo Hans Kristensen, diretor do Projeto de Informação Nuclear da Federação de Cientistas Americanos.

Após a ordem do presidente russo, a comunidade internacional rapidamente reagiu. Órgãos de segurança dos Estados Unidos dizem monitorar a situação.

Ataques – Sirenes antiataques foram acionadas em Kiev, capital e coração do poder na Ucrânia, e em Lviv, uma das maiores cidades do país. O 19º dia de guerra teve uma escalada nos bombardeios, que começaram em 24 de fevereiro.

Já é noite na Ucrânia – o fuso é de cinco horas à frente do horário de Brasília. Em Kiev, por exemplo, o toque de recolher proíbe a circulação de pessoas.

Quando as sirenes são ligadas, o risco de ataques é extremo. Há recomendação para que as pessoas se abriguem em bunkers ou espaços subterrâneos, como porões.

Artigo anteriorNasce filha do Sargento assassinado por envolvimento no “Caso Vitória”
Próximo artigoInfluencer Patixa Teló acaba perdendo horário de barco e capitão retorna pra buscá-la