Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve indicar seu advogado Cristiano Zanin Martins, 47 anos, ao STF (Supremo Tribunal Federal) na 5ª feira (1º.jun.2023). O nome será enviado ao Senado e deve ser publicado no Diário Oficial da União.

O advogado passará ainda por sabatina no Senado. Para ser aprovado, Zanin precisa ganhar o voto de 41 senadores. Se passar pelo crivo, Zanin poderá ficar na Corte até 15 de novembro de 2050, quando completará 75 anos. Ocupará a vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou antecipadamente em 11 de abril.

É provável que a indicação de Lula seja aprovada. Os senadores só rejeitaram 5 indicados ao STF na história, todos em 1894, no governo do então presidente Floriano Peixoto (1891-1894).

O nome de Zanin era um dos favoritos para a vaga desde o início do 3º governo Lula. O chefe do Executivo, inclusive, já disse que “todos compreenderiam” se ele indicasse o advogado.

O advogado é o 9º indicado por Lula ao STF em suas 3 passagens pela presidência. Até o final do mandato, o presidente terá ao menos mais uma indicação, quando a ministra Rosa Weber, atual presidente da Corte, completar 75 anos e se aposentar em 2 de outubro.

Zanin defendeu o petista durante a operação Lava Jato. Alvo da força-tarefa, Lula foi preso em razão dos processos conduzidos pelo ex-juiz e atualmente senador Sergio Moro (União Brasil-PR), em Curitiba (PR). As condenações somavam quase 30 anos, mas o petista ficou preso por 580 dias.

Lula foi solto em 8 de novembro de 2019, aos 74 anos, depois que o STF proibiu a pena por condenação em 2ª Instância. Além disso, a Corte reconheceu a parcialidade de Moro em habeas corpus apresentado por Zanin, decisão que levou à anulação das sentenças contra o petista.

Fonte: Poder 360

Artigo anteriorSine Manaus oferta 284 vagas de emprego nesta quinta (1º)
Próximo artigoTécnico do PSG confirma saída de Lionel Messi no fim da temporada