Hiroshima, Japão, 19.05.2023 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese. É a primeira reunião bilateral que faz ao participar, como convidado, da Cúpula do G7. Foto: Ricardo Stuckert/PR

MUNDO – Em Hiroshina, no Japão, onde participa da cúpula do G7, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, na sua primeira reunião bilateral. Durante a conversa de 30 minutos, Lula foi convidado a ir à Copa de Futebol Feminino, que acontece na Austrália e Nova Zelândia em julho deste ano.

O petista confirmou a presença da ministra do Esporte, Ana Moser, e afirmou que há possibilidade de a primeira-dama, Janja, ir ao evento.

Lula e Albanese, ambos de partidos trabalhistas, também conversaram sobre novas relações de trabalho. O presidente relatou que acompanhou a experiência da Espanha, que garantiu direitos trabalhistas aos funcionários de aplicativo, e disse que visa reduzir a instabilidade do trabalho, assim como a Austrália. Além disso, discutiram sobre a obrigação de abrir os algoritmos para o funcionário, para que eles tenham mais clareza sobre suas avaliações.

Outro assunto abordados entre os líderes políticos foi a similaridade das economias e a possibilidade de ampliação da cooperação entre os dois países. Tanto o Brasil quanto a Austrália são grandes exportadores de minério e carne.

O encontro marca a primeira reunião entre Brasil e Austrália desde 2018.

*Com informações da CNN Brasil

Artigo anteriorBlogueira denuncia delegado da PC pelos crimes de agressão física e psicológica durante relacionamento
Próximo artigoSoldados de facção executam duas pessoas durante ataque no bairro Tancredo Neves; veja vídeo