Brasil – O presidente da França, Emmanuel Macron, vai chegar ao Brasil nesta terça-feira, 26, para visitar a Floresta Amazônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O francês deve ficar três dias no país e passará por Belém, Itaguaí (RJ), São Paulo e Brasília.

Lula deve acompanhar Macron em todas as cidades, com exceção da capital paulista. Na ocasião, o presidente da França vai encontrar o vice-presidente, Geraldo Alckmin. A visita busca estreitar o comércio e os negócios bilaterais entre os países. Além disso, devem discutir as guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza.

Na terça-feira, Macron vai visitar a capital do Pará, onde será a sede da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30) de 2025. Os presidentes vão fazer um passeio de barco pela Baía de Guarajá.

O francês vai conhecer a Floresta Amazônica em uma parada na Ilha de Combu, onde vai ver o trabalho de um grupo de mulheres que cultivam cacau na região. Além disso, Macron e Lula vão percorrer um trecho da mata e se reunirão com líderes de comunidades indígenas.

No mesmo dia, o presidente da França vai para Itaguaí, litoral do Rio de Janeiro, onde deve dormir. Na manhã da quarta-feira 27, Lula vai acompanhar Macron no lançamento do submarino Tonelero (S42). Esse será o terceiro submarino construído no Brasil com tecnologia francesa. Ainda está prevista a fabricação de um quarto veículo aquático.

Macron visita São Paulo sem Lula

Macron deve ir a São Paulo ainda na quarta-feira. Na capital paulista, vai participar do Fórum Econômico Brasil-França, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Será a primeira realização do evento desde a pandemia de covid-19.

Durante a noite, Macron vai até o Museu de Arte de São Paulo (Masp), depois de jantar com artistas e agentes culturais. Para finalizar a noite, o presidente francês vai fazer um passeio pela Avenida Paulista.

Como último compromisso na viagem ao Brasil, o francês vai até Brasília em uma visita de Estado com Lula. Ele deve participar de uma cerimônia de recepção, depois se reunirá com o presidente do Brasil para discutir o relacionamento bilateral e assinar atos.

O Brasil e a França pretendem assinar mais de dez atos bilaterais durante o encontro. Os presidentes também devem discutir outras pautas, como a guerra entre Israel e o Hamas e entre a Ucrânia e a Rússia, além da crise de segurança no Haiti e as eleições na Venezuela.

Em Brasília, Macron deve almoçar no Palácio Itamaraty e, em seguida, será recebido pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e pelo presidente da Câmara, Arthur Lira.

Fonte: Revista Oeste

Artigo anteriorVini Jr chora e revela “menos vontade de jogar” devido a racismo
Próximo artigoMoraes intima Bolsonaro a explicar em 48 horas estadia em embaixada