Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone na tarde deste sábado (14) com o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, para solicitar apoio à retirada dos brasileiros que tentam sair da Faixa de Gaza.

Lula informou que assim que os brasileiros cruzarem a passagem de Rafah serão acompanhados pelo embaixador do Brasil no Egito até o Aeroporto de Arish, onde embarcarão imediatamente em aeronave da Força Aérea Brasileira com destino ao Brasil.

O presidente salientou, ainda, a importância em se criar corredor humanitário para a saída dos estrangeiros que querem retornar a seus países.

Ambos concordaram com a urgência em se permitir a entrada de ajuda humanitária em Gaza. Nesse contexto, Lula informou que o Brasil deve enviar, entre outros itens, kits de medicamentos.

O presidente confirmou que o Brasil, no exercício da presidência do Conselho de Segurança da ONU, manterá atuação incansável para evitar um desastre humanitário ainda maior e o alastramento do conflito.

Ambos os presidentes reafirmaram a defesa da solução de dois Estados e acordaram manter consultas frequentes sobre a crise em curso.

Autoridade Palestina

No sábado, Lula também conversou com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas (Fatah), sobre a necessidade de mitigar as hostilidades entre o Estado de Israel e o Hamas, partido islâmico-palestino, que controla a Faixa de Gaza e é adversário político do Fatah de Abbas.

Lula expressou preocupação com os civis na região e o bloqueio de ajuda humanitária, condenou os ataques contra civis em Israel, reforçou a importância de um corredor humanitário e da libertação imediata de todos os reféns. O presidente disse que os inocentes em Gaza não podem pagar o preço da insanidade daqueles que querem a guerra.

Brasileiros em Gaza

Após cinco dias de negociação com o Egito, o governo Lula conseguiu autorização do país para resgatar brasileiros da Faixa de Gaza através da fronteira do país, onde passa um corredor humanitário. A decisão foi anunciada na última sexta-feira (13).

O resgate, que começou neste sábado (14), conta com ônibus que leva os brasileiros da Faixa de Gaza até o Egito. De lá, 19 brasileiros devem embarcar de volta para casa.

Por volta de 12h deste sábado, o grupo recebeu a notícia que não poderia mais embarcar no ônibus por falta de segurança por conta de novos ataques aéreos. Porém, no inicio da tarde, a Embaixada do Brasil na Palestina concedeu uma nova autorização para que a viagem continuasse.

Fonte: Revista Fórum

Artigo anteriorApresentador é demitido da TV Brasil por elogiar ex-presidente Jair Bolsonaro
Próximo artigoSema e Corpo de Bombeiros elaboram projeto para captar R$ 35 milhões do Fundo Amazônia