BRASIL – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu, nesta terça-feira (13), uma reforma agrária “tranquila e pacífica” e disse que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) não precisa mais invadir terras.

“Nós vamos fortalecer a pequena e média propriedade, o agronegócio e a reforma agrária. Onde precisar assentar gente, a gente vai assentar. É uma coisa importante. Eu disse para o Paulo Teixeira [ministro do Desenvolvimento Agrário] que não precisa mais invadir terra.”

O petista ainda sugeriu que as terras improdutivas precisam ser ocupadas, uma vez que os proprietários não conseguem desenvolvê-las. Lula, no entanto, declarou que não precisa de “guerra” para que isso aconteça.

“Temos aproximadamente 4,6 milhões propriedades com menos de 100 hectáres. Essas propriedades geram bastante oportunidade de trabalho, porque ninguém consegue produzir sozinho 50 hectáres. Então, a gente precisa que as pessoas tenham gente que trabalhe. É o trabalho que dá dignidade à pessoa”, sugeriu.

“O Incra vai comunicar o governo quais são as propriedades improdutivas que existem e a partir daí nós vamos discutir a ocupação dessas terras. Não precisa ter barulho e nem guerra. Precisamos ter competência e articulação”, concluiu o presidente.

Artigo anteriorRádio Câmara completa 4 anos informando manauaras sobre trabalho do parlamento municipal
Próximo artigoDona do Magazine Luiza diz: “Vai ter muita gente quebrada”