Presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia de lançamento da nova Estratégia para o Complexo Econômico-Industrial da Saúde, com os ministros Nísia Trindade (Saúde), Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), e Geraldo Alckim. | Sérgio Lima/Poder360 - 26.set.2023

Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da abertura da 2ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), nesta quinta-feira (7/3), na capital federal. Durante o encontro, o chefe do Executivo cobrou do colegiado propostas para criar uma política de inteligência artificial “genuinamente guarani”.

“Façam uma proposta que seja factível, que seja executável, de alguma coisa que o Brasil possa apresentar ao mundo dizendo: nós temos uma política de inteligência artificial genuinamente guarani. Pode ser Yanomami, mas uma inteligência nossa”, cobrou o presidente.

O CCT é um órgão consultivo de assessoramento da Presidência. O colegiado passou por uma reestruturação após Lula assumir o terceiro mandato, no ano passado. A reunião contou com a presença de especialistas da área e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Lula também citou uma proposta feita pelo presidente de governo da Espanha, Pedro Sánchez, de criar uma inteligência artificial de língua portuguesa e espanhola. Os líderes se reuniram nessa quarta-feira (6/3).

“É possível sentar os pensadores da ciência e tecnologia da Espanha, junto com os nossos, e a gente imaginar uma coisa nova? Para não ficar reboque mais uma vez dos acontecimentos de outros países”, questionou o presidente.

Na saída da reunião, a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, afirmou que Lula cobrou a fixação de um prazo para apresentação do plano. O documento deve ser entregue em junho, durante a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Fonte: Metrópoles

Artigo anteriorVÍDEO: Homem ameaça mulher de morte no trânsito de Manaus
Próximo artigoEm crise total, Globo cancela programa apresentado por ex-BBB