
Na última sexta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou São José dos Campos, interior de São Paulo, e foi até a fábrica da Embraer. Durante sua visita, Lula encontrou metalúrgicos em greve que protestavam contra o atraso nos salários dos funcionários de Jacareí (SP).
O protesto foi organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região. Além de se manifestarem durante o evento com Lula, os trabalhadores realizaram uma passeata até o portão do Hangar F-300 para chamar a atenção.
Cerca de 50 trabalhadores participaram da manifestação, levantando faixas que exigiam o pagamento de 15 salários em atraso. Os sindicalistas também pedem que o governo Lula suspenda benefícios para a Embraer até que a empresa assine a Convenção Coletiva dos metalúrgicos, que não é renovada desde 2017 e expirou em 2018.
A falta de assinatura da convenção está levando à perda de direitos trabalhistas históricos, de acordo com o sindicato. Eles também solicitaram a intervenção de Lula na Avibras, que está com mais de um ano de salários atrasados.
Lula participou da cerimônia de anúncio do financiamento do BNDES para as exportações da Embraer no Hangar F-300, ao lado do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e do CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto.


