MUNDO – O presidente francês, Emmanuel Macron, reforçou sua tese surpreendente de que a França faz parte da Amazônia durante seu discurso anual aos embaixadores franceses em Paris. Macron anunciou a candidatura da França à Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e expressou seu desejo de que a Guiana Francesa seja representada de forma estreita nessa cooperação regional, segundo informa o jornalista Assis Moreira, do Valor.

Sua argumentação se baseia na ideia de que a Guiana Francesa, um território ultramarino francês, detém uma porção considerável da Amazônia, tornando, assim, a França uma nação amazônica. Esta perspectiva, apresentada desde 2019, quando Macron presidiu o G7, destaca os benefícios transfronteiriços da Amazônia, como a regulação climática e a biodiversidade.

Entretanto, a intenção da França de ingressar na OTCA enfrenta desafios, pois o tratado atualmente não prevê adesões adicionais. Os oito países-membros já cobrem toda a área da floresta amazônica. Este anúncio de Macron promete gerar discussões acaloradas sobre a relação da França com a Amazônia e o futuro da cooperação regional na região.

Artigo anteriorDavid Guetta se apresenta no #SouManaus 2023 e deslocamento de jato, saindo de Ibiza, na Europa, terá compensação ambiental
Próximo artigoPolicial ferida em ataque de Roberto Jefferson pede indenização de R$ 1 milhão