Brasil – O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, passará a virada de ano no Brasil e é presença confirmada na cerimônia de posse do presidente eleito da nação, Luis Inácio Lula da Silva. O chefe de Estado da Argentina, Alberto Fernández também estará em Brasília no dia 1º de janeiro. Ambos estadistas confirmaram presença na cerimônia nesta quinta (1º).

“Estou muito feliz com a notícia que o Presidente da Alemanha virá ao Brasil para a posse do Presidente eleito Lula!”, escreveu o embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, em sua conta no Twitter. Escreveu, ainda, que o país quer impulsionar “uma nova fase da parceria estratégica” com o Brasil. A mensagem também traz um link para a nota oficial publicada pela Representação da República Federativa Alemã no Brasil confirmando a presença do chefe de Estado.

Reveillón e Amazônia

O texto da nota informa que o presidente alemão ficará no Brasil de 31 de dezembro a 3 de janeiro e detalha a agenda oficial. De acordo com o documento, com sua presença na cerimônia de posse, “o presidente saúda a mudança democrática de poder no maior país da América Latina”. Além de Lula, Steinmeier pretende se reunir com outros chefes de Estado da região. No dia seguinte à posse, viaja a Manaus (AM), acompanhado da Ministra do Meio Ambiente da Alemanha, Steffi Lemke, em um gesto de afirmação da “importância da floresta para a política climática internacional”.

Destacando a expectativa positiva do novo governo brasileiro em relação à proteção da Amazônia, a nota informa que a agenda oficial do visitante inclui visita ao Centro de Monitoramento do Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam) –  que monitora o desmatamento em toda a Bacia Amazônica – e ao Observatório da Torre Alta da Amazônia, projeto gerido em conjunto por cientistas da Alemanha e do Brasil com o objetivo de registrar dados meteorológicos, químicos e biológicos, como a concentração de gases de efeito estufa. Steinmeier pretende ter um “panorama dos desafios da proteção ambiental”, diz o texto.

Via: Revista Fórum

Artigo anteriorHomem é executado à tiros dentro do carro na zona oeste da capital
Próximo artigoAssembleia Legislativa debate situação das pontes que desabaram na BR-319