Manaus – A força-tarefa montada na terça-feira, 24/07, para tentar conter a onda de crimes em Manaus prendeu o primeiro suspeito envolvendo a guerra de facções criminosas. Na quarta-feira, 25/07, os policiais prenderam Jonata Marinho da Silva, 22, o ‘Gigante’, suspeito de matar Helliton Alexandre da Silva Costa, 24, em 13 de julho deste ano, na Avenida Mirra, bairro Jorge Teixeira, zona leste.

Segundo a Polícia Civil, Jonata confessou que é da facção criminosa Família do Norte (FDN) e matou Helliton, que era da facção Comando Vermelho (CV), por retaliação. À Polícia Civil, o preso disse que Helliton havia assassinado, anteriormente, um membro da FDN.

A prisão aconteceu na casa da namorada dele, na Rua Jucá, na comunidade ‘Alfazema’, na segunda etapa do bairro Jorge Teixeira, na zona leste. Os policiais receberam denúncia anônima informando que Jonata é autor de homicídios. A denúncia informou, também, que Jonata tinha uma arma.

Durante a abordagem, os policiais questionaram sobre a arma e Jonata disse que tinha deixado uma pistola com um garoto de nove anos de idade. Conforme a Polícia Civil, os policiais foram até a casa da família da criança, onde encontraram os pais do menino que, segundo os policiais, pareciam estar surpresos sobre o filho manter uma arma.

O garoto estava na escola e quando os pais e policiais militares da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foram buscá-lo em uma viatura. A equipe da Força-tarefa constatou que o preso tinha passado a arma com munições para o menino.

O garoto não tem vínculo familiar com Jonata e levou a pistola de calibre 380, na cintura, sem munição, para a escola onde estuda. “O Jonata passou essa arma para que a criança escondesse. Essa criança tirou o carregador (com as munições), o escondeu embaixo de um colchão na casa e levou a arma de fogo para a escola”, disse um dos delegados da operação que pediu para não ter o nome divulgado, devido à operação ainda estar em curso.

Além da arma, os policiais apreenderam uma granada, nove munições de calibre 380, dez munições de calibre 38 e uma munição de calibre 32, além de nove trouxinhas de droga. Jonata foi indiciado pelo homicídio e preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, posse de munição e tráfico de drogas. Ele será levado a uma Audiência de Custódia, no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco,na zona sul.

Fonte: Portal Toda Hora 

Artigo anteriorAlvorada torce por José Aldo em luta pelo UFC neste sábado
Próximo artigoCinco criminosos morrem em troca de tiros com policiais em Manaus