Os professores das Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) 6 e 7 receberam um treinamento sobre o uso da Barsa na Rede, uma plataforma de pesquisa que permite aos docentes e estudantes pesquisarem os mais diversos assuntos, similar ao que era feito com a enciclopédia física, que teve a primeira impressão em 1964. Todos os professores e alunos da rede estadual receberão senha individual para o acesso.

A multiplicadora da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Zilair Reis, explica que os educadores vão poder interagir com a turma no ambiente virtual, auxiliando em pesquisas e demais atividades.

Barsa na Rede tem conteúdos da versão física da obra

“Todas as escolas que oferecem o Ensino Médio tiveram essa formação da Barsa na Rede, e todos os professores e estudantes vão receber uma senha de acesso. Nesse momento em que estamos usando os recursos tecnológicos, [a Barsa na Rede] vem contribuir para que os educadores tenham mais uma fonte de pesquisa para preparar as aulas. E os alunos terão, durante todo o ano, o acesso para pesquisa com a facilidade do audiovisual”, diz Zilair.

A gestora da Escola Estadual (EE) Raimunda Holanda de Souza, Ana Lúcia Chagas, aprovou a iniciativa e acredita que será benéfica a todos. “É maravilhoso, porque a gente vê só os títulos impressos e, agora, tem o digital. É tão importante para nós, profissionais da Educação, quanto para os alunos”, observa.

Formação dos professores

Os professores receberam a senha de acesso e puderam ter o primeiro contanto com a plataforma. Na sexta-feira (23/10), foi o último dia de formação, que teve início neste mês de outubro e foi realizada em todas as CDEs. Posteriormente, técnicos da Barsa vão visitar as escolas para auxiliar os profissionais e estudantes em eventuais dúvidas ou dificuldades sobre a navegação.

Artigo anteriorDavid Assayag desmente ida ao Boi Garantido ‘Eu to bem no Caprichoso’
Próximo artigoCaixa paga 2ª parcela de R$ 300 da extensão do auxílio emergencial