A Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) deu início às atividades de 2026 do Projeto Padaria Artesanal, com o ambicioso objetivo de capacitar e certificar 2 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. O curso gratuito visa gerar renda extra através da produção de pães artesanais.

Nesta primeira turma, participaram integrantes do Lar Rosa Blaya, unidade do Serviço Residencial Terapêutico (SRT), em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), e familiares de pessoas privadas de liberdade, beneficiados pelo programa “Seap Mais Família”, da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap).

Com carga horária de oito horas, o curso ensina 10 receitas de pães artesanais, abordando também noções de higiene, manipulação, empreendedorismo e precificação. As aulas são ministradas na Cozinha Polo do Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Teonízia Lobo, no bairro Mutirão, zona norte de Manaus, às segundas, quartas e sextas-feiras.

O projeto, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), foca no empreendedorismo e na inclusão produtiva, ampliando oportunidades para quem busca ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. A certificação do Senai é válida em todo o território nacional.

Carlos Henrique Perrone da Silva, 20 anos, participante do Lar Rosa Blaya, compartilhou seu otimismo: “Acho que vai dar sim para trabalhar na confecção de pães artesanais e adquirir renda própria”. Já Maricelia Rebelo, 49 anos, do programa “Seap Mais Família”, agradeceu a oportunidade: “Agradeço à Seap e à Seas pela oportunidade de fazer esse curso para melhorar a minha renda familiar”.

O Projeto Padaria Artesanal, uma iniciativa pioneira na Região Norte, é uma parceria entre o Governo do Amazonas e o Governo Federal. Em 2025, o projeto certificou 1.567 pessoas e, desde sua criação em agosto de 2024, já capacitou mais de 2 mil indivíduos, promovendo a capacitação empreendedora, a formalização de negócios e a geração de emprego e renda.

Com informações da assessoria

Artigo anteriorGovernador Wilson Lima anuncia convocação de 134 aprovados para reforçar Polícia Civil e SSP-AM
Próximo artigoSine Amazonas oferece 177 vagas de emprego nesta terça-feira