
Reconhecimento nacional
O Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), do Governo do Amazonas, foi anunciado como um dos vencedores do 7º Prêmio InovaInfra 2026. A premiação, que reconhece os projetos mais inovadores em engenharia e infraestrutura no Brasil, realizará a cerimônia de entrega dos troféus em São Paulo, no dia 8 de abril.
O Prosamin+ destacou-se entre mais de 100 projetos inscritos, sendo escolhido pela comissão avaliadora por sua relevância técnica, inovação, impacto social e excelência na execução. A iniciativa é executada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
Transformação urbana e sustentabilidade
O programa está promovendo a urbanização de uma área de 340 mil metros quadrados ao longo do Igarapé do Quarenta, abrangendo zonas sul e leste de Manaus. As obras incluem saneamento básico, habitação, infraestrutura, mobilidade urbana e um projeto inovador de reflorestamento.
Segundo o secretário Marcellus Campêlo, o prêmio reforça o reconhecimento nacional do trabalho do Governo do Estado em políticas públicas de desenvolvimento urbano sustentável. “O Prosamin+ é uma das principais iniciativas de transformação urbana no país”, declarou.
Reconhecimento internacional
Em 2025, o Prosamin+ já havia recebido destaque internacional, sendo finalista no Going Digital Awards, premiação considerada o “Oscar da Infraestrutura”. O programa foi um dos três melhores projetos do mundo na categoria Cidades, Campi e Instalações.
Balanço e metas do Prosamin+
Desde o início das obras em 2022, com previsão de conclusão em 2027, o Prosamin+ já reassentou 1.735 famílias em áreas de risco, oferecendo unidades habitacionais, indenização ou Bônus Moradia. A meta é reassentar 2.580 famílias até 2027.
O programa prevê a construção de 808 unidades habitacionais, com 104 já entregues e 336 em andamento. Na área de saneamento, 60 quilômetros de redes de esgoto estão sendo implantados e seis estações elevatórias construídas, com a primeira etapa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Raiz já entregue, beneficiando 50 mil pessoas.
Uma nova ponte de concreto está sendo construída sobre o Igarapé do Quarenta na avenida Autaz Mirim, visando reduzir alagações e melhorar a mobilidade urbana na região da Comunidade da Sharp.
Com informações da Agência Amazonas


