BRASIL – O PSOL confirmou neste fim de semana a candidatura do deputado Chico Alencar para a presidência da Câmara. Nas redes sociais, o parlamentar afirmou que a entrada na disputa tem como objetivo “marcar posição” contra o atual presidente da casa, Arthur Lira, do Progressistas.

Atualmente vereador pelo Rio de Janeiro, Alencar voltará à Câmara dos Deputados a partir de fevereiro. O parlamentar já foi deputado federal por quatro legislaturas, de 2003 a 2019. Em 2018 tentou uma vaga no Senado Federal, mas acabou derrotado.

A construção de uma candidatura alternativa estava sendo desenhada pelo PSOL desde novembro de 2022, quando a sigla decidiu negar apoio a reeleição de Lira. O partido também criticou o posicionamento favorável dos petistas pela recondução do deputado do PP.

Arthur Lira busca vitória com margem ampla e conquistou o apoio do governo antes mesmo da posse do presidente Lula. Nos últimos dias, o deputado tem se dedicado a conversas com bancadas regionais, e na próxima semana já tem encontros marcados com parlamentares do Sudeste.

Artigo anteriorPresidente Lula embarca para Argentina em busca de retomar relações com Mercosul
Próximo artigoGeraldo Alckmin assume Presidência da República pela primeira vez