O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) estuda uma ação na justiça para tentar barrar o título de cidadão do Amazonas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A reação veio após aprovação da homenagem pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) na sessão desta terça-feira, 20/04.

Desde que foi aprovada a proposta, muitos internautas se manifestaram, nas redes sociais, de forma contrária à decisão dos deputados. Em paralelo a isso, o Psol encaminhou uma nota à imprensa onde se posicionou contra a concessão do título.

“Nos somamos a todos e todas que não aceitam que tamanho insulto a situação crítica que vive o povo Amazonas ocorra na próxima sexta-feira (23 de abril de 2021). Acionamos a Justiça que tamanho descalabro não se registra na história do Amazonas. E ocupamos a ALEAM com povo, os movimentos sociais e os partidos de oposição” disse um trecho da nota.

O partido prometeu nesta quinta-feira avaliar dispositivos para barrar na Justiça a homenagem elencou uma série de situações em que o presidente se mostrou contra os amazonenses, principalmente durante a primeira e segunda onda da pandemia no Estado.

“No pior momento, simplesmente um milhão de beneficiários ficaram sem Auxílio Emergencial. Enquanto os preços, principalmente dos alimentos, sobem e o desemprego se alastra da capital para o interior. O desmonte da indústria regional feita por seu lacaio neoliberal Paulo Guedes é a prova da disposição de destruir qualquer possibilidade de preservação da economia local e do emprego formal. (…) O pior foi a omissão promovida pelo ex-ministro Pazuello, que contribuiu para a morte de milhares de amazonenses, vítimas do novo Coronavírus, no auge da crise sanitária na cidade de Manaus, no mês de janeiro de 2021”.

Agenda presidencial

Jair Bolsonaro está com uma agenda programada para Manaus nesta sexta-feira, 23/04, para inaugurar a segunda etapa do Centro de Convenções Vasco Vasques, em uma pauta ligada ao turismo.

Ao TH, a assessoria do deputado Delegado Péricles (PSL) autor da proposta do título informou que a previsão é de que a homenagem seja entregue durante visita do presidente à Manaus. O local e o horário não foram confirmados já que toda programação deve ser comandada pela equipe presidencial.

Artigo anteriorGil diz para Fiuk que eles precisam colocar Viih Tube no Paredão
Próximo artigoPara 67%, governo decepcionará povo brasileiro se não agir agora para combater mudanças climáticas