BRASIL – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta-feira (2/3), o registro de uma vacina contra a dengue. O imunizante chama-se Qdenga e pode ser aplicada em crianças a partir de 4 anos até adultos com 60 anos.

A vacina é produzida pela farmcêutica japonesa Takeda Pharma e contém quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença. A Qdenga também já foi aprovada para uso e comercialização na União Europeia em 20 de dezembro de 2022.

“Na avaliação clínica da vacina foi demonstrada uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo e independente de situação sorológica de base para dengue (indivíduos soropositivos e soronegativos) em 12 meses após administração da vacina”, explicou a agência em nota.

A Anvisa realizou um painel com profissionais especialistas em dengue em janeiro. A partir do encontro, foi produzido um parecer sobre o imunizante para subsidiar a análise da agência.

A primeira vacina aprovada no país contra a dengue foi a Dengvaxia. Ela, porém, é indicada apenas para quem já foi infectado pela doença.

Artigo anteriorMoradores de Manaus protestam contra instalação dos medidores aéreos após decisão do STF
Próximo artigoProcon AM realiza blitze em postos de combustíveis em Manaus e no interior