
O rapper norte-americano Chris Brown foi preso na madrugada desta quinta-feira (15) em um hotel de luxo em Manchester, no Reino Unido. Segundo os jornais britânicos The Sun e Daily Mail, a prisão foi realizada pela Polícia Metropolitana de Londres por volta das 2h, em cumprimento a um mandado relacionado a uma acusação de agressão grave ocorrida em fevereiro de 2023.
A detenção ocorreu no The Lowry Hotel, poucas horas após Brown chegar à cidade em um jatinho particular. Ele é investigado por agredir o produtor musical Abe Diaw com uma garrafa em uma boate em Mayfair, área nobre de Londres.
Diaw relatou à imprensa britânica que o cantor o atingiu na cabeça com uma garrafa duas ou três vezes, seguido de socos e chutes enquanto estava no chão. O produtor precisou ser hospitalizado e usou muletas após a alta. “Meu joelho também colapsou”, afirmou.
A Polícia Metropolitana confirmou que Brown permanece sob custódia. O caso é conduzido pela Unidade de Comando Central Oeste da corporação.
Na época da agressão, Chris Brown estava em turnê no Reino Unido. Atualmente, ele se prepara para a Breezy Bowl XX Tour, em comemoração aos 20 anos de carreira, com dez shows agendados no Reino Unido e na Irlanda entre 15 de junho e 3 de julho. A continuidade da turnê agora é incerta.
Além do processo criminal, Abe Diaw também ingressou com ação civil contra Brown, pedindo 16 milhões de dólares (R$ 89,7 milhões) por danos físicos e morais.
Não é a primeira vez que Chris Brown enfrenta acusações de agressão. Em 2009, ele foi preso por agredir a cantora Rihanna, sua então namorada.