O Carnaval do Rio de Janeiro de 2026 foi oficialmente inaugurado na manhã desta sexta-feira (13) com a tradicional entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo, Danilo Vieira. A cerimônia, realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, reuniu autoridades, sambistas e a corte carnavalesca.

Abertura oficial da folia

Em seu discurso, o Rei Momo expressou gratidão pela oportunidade de representar os foliões e declarou abertos os festejos: “É com muita gratidão, com muita honra, que eu agradeço à prefeitura por essa oportunidade de representar todos os foliões. Declaro, agora, oficialmente, aberto o Carnaval do Rio de Janeiro de 2026”.

Prefeito convoca para a celebração

O prefeito Eduardo Paes, em sua décima quarta entrega da chave ao soberano da folia, destacou o simbolismo do ato e convidou cariocas e turistas a aproveitarem o Carnaval com responsabilidade. “Para mim, é uma honra, pela décima quarta vez, entregar a chave da cidade ao Rei Momo e à sua Corte. Conclamamos a todos os cariocas e aos que nos visitam a receberem o nosso espírito festivo. Se divirtam, mas com responsabilidade”, afirmou Paes.

Corte carnavalesca e atrações

A solenidade contou com apresentações da bateria da Beija-Flor de Nilópolis, campeã do carnaval anterior, e da banda da Guarda Municipal. Além do Rei Momo, a corte presente incluiu a Rainha do Carnaval 2026, Caroline Xavier, as Princesas Samara Trindade e Luana Fernandes, e a Corte LGBT+, com o muso John Sorriso, a musa Viviane Carvalho e a cidadã não binária Wend.

Tradição e representatividade

A cerimônia também contou com a presença de Tia Surica, da família Candonga — guardiã da chave da cidade — e de representantes das Velhas Guardas das escolas de samba cariocas, reforçando a tradição e a representatividade presentes na abertura do Carnaval.

Com informações da Agência Brasil

Artigo anteriorCarnaval terá chuva e calor em boa parte do país, com alertas para tempestades no Sul
Próximo artigoMinistro André Mendonça assume relatoria do caso Banco Master e se reúne com delegados da PF