Manaus – Em visita à sede do Sine Amazonas, nesta segunda-feira (8), o governador em exercício do Estado, deputado Roberto Cidade (UB), destacou as iniciativas do Executivo Estadual na ampliação dos postos de trabalho. A expectativa é de que o Governo, por meio do Sine Amazonas, amplie os encaminhamentos para postos de emprego em 2024, superando os números do ano passado, quando cerca de seis mil trabalhadores foram encaminhados para novas vagas de emprego. Cidade também ressaltou o esforço do governador Wilson Lima na atração de novos investimentos que resultarão na ampliação de postos de trabalho.

“Sabemos que a demanda por emprego é muito grande em Manaus e no interior do Estado. No entanto, o governador Wilson Lima, desde quando iniciou seu trabalho à frente do Governo do Amazonas, tem priorizado a geração de emprego e renda e, ao longo dos anos, vem aumentando os encaminhamentos para novos postos de trabalho. No ano passado foram cerca de seis mil e neste ano a expectativa é de que esse número seja de, pelo menos, sete mil novos postos de trabalho. A gente torce para chegar a 10 mil trabalhadores com carteira assinada, para terem melhores condições de levar renda para as suas famílias”, afirmou.

No Sine, Cidade teve a oportunidade de conversar com candidatos e entregar algumas cartas de encaminhamento para entrevistas de emprego. Uma das pessoas que recebeu a carta de encaminhamento foi Antônio Carlos, que passará por entrevista de emprego em uma empresa do Polo Industrial de Manaus (PIM). Conforme ele, o Sine Amazonas tem sido fundamental em sua busca por uma recolocação no mercado de trabalho.

“Trabalho com produção no Distrito Industrial e estou há três meses procurando emprego. Hoje, tive a surpresa desse encaminhamento. Agradeço bastante o empenho do Governo do Estado que, por meio do Sine, tem colaborado em nos auxiliar em busca de emprego. O Sine é importante porque praticamente todos os dias existe oportunidade de emprego e isso é fundamental para quem está em busca de uma nova chance de trabalho”, falou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) permanece como governador em exercício, na vacância do governador Wilson Lima e do vice-governador Tadeu de Souza, até o dia 12 de janeiro. O governador Wilson Lima está em viagem à China, onde participa de evento com potenciais investidores estrangeiros para o Amazonas. Cidade destacou a relevância da agenda do governador Wilson Lima na China, tendo em vista que o país asiático é um dos que mais demonstra interesse em investir na Zona Franca de Manaus (ZFM).

“O governador foi pessoalmente à China porque reconhece a importância daquele país para o Polo Industrial. Nossas perspectivas são sempre as melhores, que as empresas se interessem pelos benefícios oferecidos e se instalem aqui. A China possui um dos maiores redutos de empresas que fazem investimentos no PIM e somos sempre otimistas, no sentido que venham mais investimentos, mais empresas e mais empresários dispostos a investir no Polo Industrial. Isso é importante para que o distrito aumente suas vagas de emprego, o polo fique aquecido e, a cada ano, a gente aumente o número de empregados no PIM”, declarou.

Sine Amazonas

Administrado pela Secretaria Executiva de Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), o Sine Amazonas, em 2023, registrou um crescimento em serviços realizados, no período de janeiro a dezembro de 2023, em comparação com o ano de 2022. Com um total de 5.909 vagas disponibilizadas em um ano, a secretaria teve um avanço de 90%, em relação ao ano anterior, que divulgou 4.774 vagas de trabalho.

De janeiro a dezembro de 2023, foram 1.410 pessoas admitidas pelas empresas parceiras do Sine. Nesse mesmo período foram encaminhadas mais de 8.859 pessoas.

A Setemp também ofereceu mais de 12.930 vagas de cursos de qualificação em parceria com instituições de ensino e com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Artigo anteriorVÍDEO: Jojo Todynho arrasa ao sambar com o bumbum totalmente de fora
Próximo artigoTCE-AM suspende contratação de R$119 milhões da Prefeitura de Manaus por possíveis irregularidades