Na coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira, 18, no Senado Federal, o relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) , afirmou que tem a intenção de investigar diretamente o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por suas falas e atitudes na pandemia. Segundo Calheiros, um requerimento ainda não teria sido protocolado por falta de definição da competência da CPI diante de chefes do executivo, para convocá-los a depor e para investigá-los.

Ainda assim, ele disse que tem intenção de dar andamento na investigação de Bolsonaro, caso seja entendido que é possível investigar o presidente, mesmo sem a oitiva dele no Senado.

“Se nós pudermos, se a competência favorecer a investigação, eu queria dizer, de antemão, que nós vamos investigar, sim [o Bolsonaro]. Se não pudermos trazê-lo para depor, mas poderemos fazer perguntas por escrito, como em muitas circustâncias compete fazer a presidentes da República. Não podendo investigar, mas aparecendo fatos óbvios, a CPI vai ter que responsabilizar”, declarou o senador. Veja:

Renan Calheiros ainda criticou o presidente pela postura que ele vem tendo no combate à pandemia, chamando-o de “louco “. “Nós estamos numa situação muito difícil no Brasil, porque tem um louco na presidência que todos os dias atenta contra a vida dos brasileiros”.

Na mesma coletiva de imprensa, Calheiros anunciou a lista de 14 alvos que passam a ser investigados , a partir de hoje, pela comissão do Senado. Constam na lista o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o antigo comandante da pasta, Eduardo Pazuello, fazem parte.

Créditos: Portal IG

Artigo anterior354 quilos de produtos irregulares feitos com carne são apreendidos em Manaus
Próximo artigoJovem de 16 anos morre em casa por bala perdida durante ação da polícia do Rio