A prefeitura de Maceió anunciou nesta 6ª feira (18.jun.2021) a demissão do secretário de Turismo, Esporte e Lazer Ricardo Santa Ritta, após repercussão negativa de uma publicação dele sobre o uso da suástica. Depois de “descobrir” que usar elementos que remetem ao nazismo é crime no Brasil, o secretário escreveu na noite de 5ª feira (19.jun) que “pensava que a liberdade de expressão permitisse”. 

A fala logo causou comoção na internet. Diante da repercussão, Ricardo fez outras publicações tentando se justificar. Afirmou que não tinha conhecimento da lei e que o post tinha sido apenas uma “opinião pessoal”. “Achei interessante a discussão sobre liberdade de expressão por consequência disso”, disse.

“Acredito que nunca me ofendi com opiniões alheias. Mas tenho que entender que há quem se incomode com a minha. Perdão! Desculpa. Apesar de não ter citado ninguém, nem me dirigido a quem quer que seja”, escreveu em seguida.

 

 

 

As publicações foram realizadas após um jovem de 17 anos ser expulso de um shopping em Caruaru, no Pernambuco, por usar uma suástica no braço.

O perfil do secretário foi desativado no Twitter. Não se sabe se ele foi banido ou preferiu desativar a página.

Ricardo Santa Ritta é filiado ao PDT. Porém, o presidente do partido, Carlos Lupi, disse que a sigla de Alagoas “entrará com a tramitação necessária” para sua expulsão, pois é “incoerente manter sua filiação”.

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), falou sobre o caso ao responder uma usuária que disse que Ricardo era secretário de Estado. “Do Estado, não. É secretário do Município de Maceió”, corrigiu.

No Brasil, a Lei 7.716/1989 determina prisão de 1 a 3 anos e multa para quem “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada para fins de divulgação do nazismo”.

Créditos: Poder 360

Artigo anteriorJovem de 16 anos morre em casa por bala perdida durante ação da polícia do Rio
Próximo artigoVariante Delta da Covid está se tornando dominante no mundo, diz OMS