Manaus – O Governo do Amazonas iniciou a distribuição da terceira remessa de itens alimentícios para compor a merenda escolar do ano letivo 2019. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) vai enviar cerca de 1,2 mil toneladas de alimentos para as escolas estaduais dos 62 municípios do estado, segundo o secretário de Estado de Educação, Luiz Castro.
Na última sexta-feira (21/06), Luiz Castro esteve na Central de Distribuição da Seduc-AM, onde acompanhou o embarque e organização para distribuição dos alimentos com a deputada estadual e presidente da Comissão Especial de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Therezinha Ruiz.
Segundo o secretário Luiz Castro, o envio adiantado é uma estratégia logística da Seduc-AM, que já mantém a Central abastecida com 80% dos 39 itens que compõem a alimentação escolar. “Quando nós assumimos, os depósitos estavam pouco abastecidos. Tinha apenas 20% do que deveria ter. Fizemos uma força-tarefa, que inclui principalmente cobrar aos fornecedores aquilo que ficou acertado por contrato”, explicou à deputada.
Além de Manaus e dos municípios do entorno, a distribuição inclui as cidades localizadas nas oito calhas de rios do Amazonas. “Estamos testando uma nova forma de distribuição, que tem como objetivo diminuir a demora. Vamos aguardar os resultados para avaliar se houve melhora”, destacou Luiz Castro.
O trabalho é realizado pelo Departamento de Logística (Delog). As calhas do Purus e Juruá são as que têm os municípios mais distantes, podendo a viagem durar até 50 dias. As escolas de maior distância recebem recursos para fazer a compra direta dos itens em caso de atraso segundo o secretário adjunto executivo de Gestão da Seduc-AM, Rômulo Zurra. “Nossa meta é reduzir ao máximo o atraso, por isso já iniciamos o envio e estamos fazendo testes. Existem fatores externos que podem atrapalhar e estamos levando isso em consideração”, afirmou.