Manaus – A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) deu continuidade, nesta terça-feira, 30/5, às atividades da “Semana do Regulado”. O evento, da Prefeitura de Manaus, acontece no auditório Wilson Alecrim, da Universidade Nilton Lins (UniNilton Lins), no bairro Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul, com a participação de representantes de vários segmentos do comércio e de serviços da cidade.

O objetivo da “Semana do Regulado” é de reforçar orientações, esclarecimentos e disseminar as boas práticas sanitárias, de modo a promover a saúde e o bem-estar da população.

Após o primeiro dia, em que a programação ficou a cargo da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali), nesta terça, 30, foi a Gerência de Vigilância de Medicamentos (GevMed) que presidiu as atividades, convidando gestores e Responsáveis Técnicos (RTs) que atuam na área de medicamentos na capital amazonense.

A GevMed é a gerência mais nova na estrutura da Visa Manaus, criada com a autorização do prefeito David Almeida no ano passado, e a importância dessa ação foi lembrada pelo diretor da Vigilância, Ewerton Wanderley, que reforçou a sua importância no segundo dia de atividades.

“A criação de uma gerência específica para o segmento de medicamentos foi uma grande conquista para o trabalho de prevenção de riscos sanitários em nossa cidade, uma vez que esse é um dos segmentos que impactam mais diretamente na saúde e no bem-estar da população, e que experimentou um crescimento significativo durante a pandemia da Covid-19. Agradecemos a atenção e sensibilidade do prefeito David Almeida e da secretária Shádia Fraxe ao acolherem nossa proposta e tornarem a GevMed possível”, afirmou.

A gerente de Vigilância de Medicamentos, Marciléa Gonçalves, por sua vez, destacou a disposição de sua equipe para ser um grande canal de informações ao segmento na cidade.

“Acreditamos no valor da informação qualificada, na capacidade de acolher dúvidas e demandas e de dar a elas um encaminhamento resolutivo, como formas de prevenir riscos sanitários e condutas equivocadas por parte do público regulado. Estaremos presentes por meio de ações de fiscalização e monitoramento, mas também promovemos a atualização constante do nosso segmento, orientando sobre os novos regramentos, produzindo material informativo, e promovendo encontros como este, onde podemos prestar orientações e estimular ações de segurança sanitária, que reforcem a saúde da população”, explicou.

Parceria

A programação da GevMed foi direcionada à atualização técnica dos profissionais da área de medicamentos. Consolidando a parceria com os demais órgãos que atuam na regulação e fiscalização desse segmento na cidade, foram convidadas a fiscal sanitária da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), Rednaj Mota, e a fiscal farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF-AM), Glauciane Santos, para ampliar os debates.

Rednaj abordou, de forma didática, a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 430/2020, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dispõe sobre as boas práticas para distribuição, armazenagem e transporte de medicamentos. Já Glauciane, complementando a fala do fiscal da FVS, falou sobre a importância da atuação do profissional Responsável Técnico frente às novas regulações e, sobretudo, diante do aumento da demanda do setor de medicamentos em Manaus nos últimos anos.

Para a responsável técnica Isabela Rocha, o segundo dia do evento foi muito proveitoso, porque esclareceu dúvidas e reforçou a importância estratégica da categoria profissional.

“Foram muitos esclarecimentos importantes para todos os envolvidos nesta área. Foi uma oportunidade importante para compartilhar conhecimentos e informações”, concluiu.

A programação da “Semana do Regulado” continua nesta quarta, 31/5, reunindo desta vez a Gerência de Vigilância de Engenharia Sanitária (GenGS) aos representantes de seu público regulado. Na quinta, 1º/6, a Gerência de Vigilância de Serviços (GevSer) desenvolverá suas apresentações.

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail [email protected].

Artigo anteriorCrime organizado ‘proíbe’ pilotos de empinar moto e promete punição para quem desobedecer
Próximo artigoVÍDEO: Lana Del Rey desembarca em Manaus pra curtir a Amazônia e choca fãs amazonenses